Semin rio QOF Biolum

2428 palavras 10 páginas
BIOLUMINESCÊNCIA

1- Introdução
O que é?
Qual diferença entre bioluminescência, fosforescência e fluorescência?
Qual a diferença entre inscandescência e luminescência?

A bioluminescência é a emissão dep luz fria e visível por organismos vivos. Ela ocorre em vários organismos (bactérias, fungos, algas, celenterados, moluscos, artrópodes, peixes), principalmente no ambiente marinho. No ambiente terrestre ela ocorre em fungos, anelíedeos, moluscos e principalmente nos insetos. Ela serve principalmente para finalidades de comunicação biológica.
Ela é gerada por reações químicas altamente exotérmicas, catalizadas enzimaticamente, nas quais a energia das ligações químicas de compostos orgânicos é convertida preferencialmente em luz visível. Nestas reações, moléculas genericamente denominadas de luciferinas são oxidadas por oxigênio, produzindo moléculas eletrônicamente excitadas que decaem emitindo luz. Estas reações são catalizadas por enzimas chamadas de luciferases.
A bioluminescência constitui uma das assinaturas da vida, e serve como excelente bioindicador desde o nível molecular até o nível ambiental, e como excelente reagente bioanalítico e marcador celular e de expressão gênica.

A bioluminescência é diferente da fosforecência e da fluorescência, pois as duas últimas necessitam absorver energia de outra fonte para poder emitir sua luz lll(fotoluminescência), enquanto a bioluminescência é o organismo que produz e emite a luz através de uma reação química. A diferença básica entre fluorescência e a fosforecência é o tempo de emissão da energia absorvida, uma substância fluorescente só emite luz enquanto há fornecimento de energia.
Exemplos:
Placas de trânsito quando recebem a luz dos faróis dos automóveis;

Lâmpada fluorescente – revestida internamente por um material fluorescente à base de fósforo, assim, quando ocorre a descarga elétrica, essa substância é excitada produzindo luz visível. No momento em que a lâmpada é desligada, a emissão de energia para.

Relacionados