Semin Rio De Biof Sica

579 palavras 3 páginas
Seminário de Biofísica
Tema: Espectrofotometria
Subtema: Aplicações da Espectrofotometria

A espectrofotometria pode denominar-se, como um método analítico espectrofotométrico de absorção, na qual as espécies absorventes de uma amostra a serem analisadas, são colocadas num recipiente chamado de cubeta, e ao passar um feixe de radiação monocromática através da dela, uma parte da energia radiante é absorvida e a outra é absorvida pelo meio. Esta energia medida é expressa em % de transmitância ou em absorbância.
Aplicações:
Ciência forense
Esse processo é habitualmente usado para detectar evidência. utiliza a radiação de infravermelhos e, mais comumente luzes visíveis para verificar a transmissão de luz, absorção, propriedades de reflexão e de qualquer forma de materiais minúsculos. Qualquer pedaço particular de cabelo ou pano terá propriedades específicas visíveis. Espectrofotometria aumenta a capacidade de fazer uma cor visível ao determinar a sua composição.Enquanto estiver em uso, a espectrofotometria permite resultados altamente detalhados e conclusivos para qualquer produto que está sendo analisado.
Duas variações diferentes de uma máquina de espectrofotometria são usadas na ciência forense: single e duplo feixe. Uma máquina de duplo feixe compara densidades de luz entre dois caminhos diferentes enquanto que o feixe único leva um ponto de amostra de referência para comparação.

Área Ambiental
O crescente interesse pelos problemas ambientais durante os últimos anos, levou a comunidade científica a desenvolver sistemas de detecção para monitoramento do equilíbrio ecológico sobre grandes áreas territoriais. Um dos exemplos do uso de espectrofotometria na área ambiental se dá em seu uso nos reservatório de água, feito no estudo da qualidade da água utilizada.
A espectrofotometria de absorção atômica com forno de grafita, são fatores da técnica analítica que acabam determinando a qualidade da água por análise de metais inorgânicos e espécies aniônicas e

Relacionados

  • Semin rio de biof sica
    404 palavras | 2 páginas
  • Semin Rio De Biof Sica Original
    2020 palavras | 9 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas