Semin Rio Arte Contempor Nea

268 palavras 2 páginas
“E.E. PROFESSOR ANTÔNIO DE CARVALHO LEITÃO”

PRESIDENTE EPITÁCIO SP

“E.E. PROFESSOR ANTÔNIO DE CARVALHO LEITÃO”

JHENIFER MOREIRA AFFONSO
DANILA GABRIELLY
VICTÓRIA PASSOS

3ºB

Arte Contemporânea

Por definição, contemporâneo é o que ou aquele que é do mesmo tempo, da mesma época, especialmente da época em que vivemos. A arte contemporânea é sempre um assunto momentoso e recorrentemente debatido em todos os simpósios e bienais sobre arte. Provavelmente, é isso que a alimenta em todo o mundo.

A principal característica da arte contemporânea é o abandono dos suportes tradicionais. Com o abandono da tela e do bronze surgiram outros suportes e, depois, simplesmente foram abolidos pelos contemporâneos. A arte conceitual dos anos de 1960, que talvez tenha consolidado o processo, passou a trabalhar mais com a cabeça do que com as mãos. Vide os exemplos das obras de Lygia Clark (1920-1988) e de Hélio Oiticica (1937-1980).

A partir deles, passamos a ter muitas ideias e poucas obras, o que, em termos de demanda no mercado, é muito bom, já que com a diminuição da oferta, a procura aumenta.

Arte Contemporânea É o tipo de arte que não precisa ser necessariamente nova ou original, como ocorria antigamente no modernismo, e também nos movimentos vanguardas. A característica principal é a liberdade que o artista tem, ele não precisa mais seguir uma linha de raciocínio, como por exemplo, tendo como tema a religião, política ou publicidade de instituições.
Pra romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscaram constantemente novas formas de expressão e, para isto, utilizaram recursos como cores vivas, figuras deformadas, cubos e cenas sem lógica.

Bibliografia

www.uol.mudoarte.com.br

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas