Seminário - emile durkheim

Páginas: 3 (630 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO SOBRE FATO SOCIAL E DIVISÃO DO TRABALHO – ÉMILE DURKHEIM

COMO O MAURICIO JÁ HAVIA DITO EM OUTRA AULA, QUE A SOCIOLOGIA APARECEU EM DETRIMENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL EMTORNO DA METADE DO SÉCULO XVII E XIX. VAMOS PULAR E COMEÇAR A FALAR DO DURKHEIM.
BOM NO PENSAMENTO DURKAINIANO A SOCIEDADE PREVALECE SOBRE O INDIVIDUO, POIS QUANDO ESTE NASCE TEM DE SE ADAPTAR ÁSNORMAS JÁ CRIADAS, COMO LEIS, COSTUMES, LINGUAS E ETC...
AQUI DENTRO DE SALA, TEMOS NOSSOS VALORES NA SOCIEDADE, NA NOSSA FAMILIA, RELIGIÃO E MAIS É EXATAMENTE NESSAS CONCEPÇÕES QUE RESTITUIMOS DESDE AINFÂNCIA AS AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA SE CONVIVER NA SOCIEDADE, APRENDEMOS A OBEDECER A UMA SÉRIE DE LEIS IMPOSTAS PELA SOCIEDADE E NÃO TEMOS O DIREITO DE MODIFICÁ-LAS. ISSO SE CHAMA FATO SOCIAL, REGRASIMPOSTAS PELA SOCIEDADE QUE SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO.
É DISTO QUE VAMOS FALAR.
BOM, SOLIDARIEDADE SOCIAL A QUE CORRESPONDE O DIREITO REPRESSIVO, CONSTITUI O CRIME. CHAMAMOS POR ESSE NOMETODO ATO QUE NUM GRAU QUALQUER, DETERMINA CONTRA SEU AUTOR ESSA CARACTERISTICA, A QUE CHAMAMOS DE PENA.
NÃO SE DEFINE CRIME QUANDO A OFENSA PELO COLETIVO. O INCESTO É OBJETO DE UMA AVERSÃO GERAL, SETRATA, PORTANTO DE UMA AÇÃO MORAL.
OU SEJÁ ELE USA O TERMO SOLIDARIEDADE PARA DESIGNAR A SOCIEDADE.
TRATA-SE DE UM FATO SOCIAL QUE PODE HAVER VARIAÇÕES NO ESPAÇO E TAMBÉM NO TEMPO. A CLASIFICAÇÃO SE DAPOR SER UM FATO EXTERNO UM DIREITO VISIVEL.
OS SENTIMENTOS COLETIVOS AOS QUAIS CORRESPONDE O CRIME DEVEM TER CERTA INTENSIDADE, POIS SÓ SÃO CONSIDERADOS CRIMES OS ATOS SOCIALMENTE REPRIMIDOS PORMEIO DE SANÇÕES. ATOS UNIVERSALMENTE REPROVADOS PELOS MEMBROS DE CADA SOCIEDADE. ATOS MORAISTAMBÉM OFENDE A TODOS, O QUE DISTINGUE UM E OUTRO É O GRAU DE PRECISÃO E NITIDEZ. AS REGRAS PENAIS CARACTERIZAM– SE POR SUA UNIFORMIDAD, ENQUANTO AS NORMAS MORAIS CONSERVAM CERTO GRAU DE INDETERMINAÇÃO.
DESDE O SÉCULO XIX, AS INOVAÇÕES EM MATÉRIA DE DIREITO PENAL SÃO EXTREMAMENTE RARAS E RESTRITAS, SENDO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Émile Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!