Seminário do livro: qual é a sua obra - tema : gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM BOSCO
ADMINISTRAÇÃO




FILOSOFIA E ÉTICA

CURITIBA
2011
ANA CARLA BRANCO
ANELISE DE SOUSA
ELIZEU VEIGA JUNIOR
LIA REGINA BORIÇA
VILMA RODRIGUES
IOHANSSON DE OLIVIERA




SEMINÁRIO DO LIVRO QUAL É A TUA OBRA – TEMA: GESTÃO



Trabalho Apresentado à disciplina de Filosofia e Ética do curso de Administração da Faculdade Dom Bosco.Orientador: Prof. Marcelo Alcaraz


CURITIBA
2011
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
EM BUSCA DE SENTIDO 5
TRIPALIUM VERSUS POIESIS 7
E TEM GENTE QUE SE ACHA 9
O LADO BOM DE NÃO SABER 11
ESTOQUE DE CONHECIMENTO 12
LEALDADE RELATIVA 13
SÍNDROME DE ROCKY BALBOA 15
VENTO OPORTUNO 16
O GRANDE ESTRAGO DAS PEQUENAS ONDAS 17
A TENSÃO DA MUDANÇA 18
GESTÃO PESSOAL, GESTÃO VITAL. 19CONCLUSÃO 21
FONTES CONSULTADAS 22

INTRODUÇÃO
O seminário que será desenvolvido a seguir tem o objetivo de abordar as diferentes formas de gestão, bem como as qualidades e cuidados que um gestor deve possuir para obter sucesso dentro de uma organização.
Apresentaremos temas referentes a visão que se deve ter do trabalho como uma obra, a importância de estar preparado para mudanças, o valor doconhecimento de um profissional dentro da organização. O retorno que a empresa terá ao investir na relação de lealdade com funcionário e o ganho que terá ao investir na educação do mesmo. Saber enfrentar o medo e encará-lo como fator de motivação, afim de aproveitar as oportunidades. O gestor que obtém sucesso sabe que pequenos detalhes podem gerar grandes resultados, positivos ou negativos, nomundo dos negócios. Isso tudo sem esquecer que para ter sucesso e felicidade duas vias devem ser trilhadas simultaneamente, a profissional e a pessoal, ou seja, a família e a equipe.
Com base no livro de Mário Sérgio Cortella, Qual é a tua obra – 2011, faremos menção das qualidades do gestor, afim de alcançar o sucesso e estende-lo a toda sua equipe.

EM BUSCA DE SENTIDO
"Muitos executivosacham que, porque estão no comando, seus funcionários é que têm de servi-los. Mas isso já não funciona. Hoje, as empresas precisam contar com o coração, a mente e o espírito dos seus colaboradores. E só se consegue isso quando o líder deixa de lado o desejo de poder e serve, em vez de ser servido" afirma James C. Hunter, autor de O Monge e o Executivo, primeiro lugar no ranking dos livros de carreiramais vendidos no Brasil, com 100 000 exemplares comercializados.

Este modelo de Gestão Espiritualizada não é novo, porém apenas agora vem tomando forma nas organizações. Isso acontece pela constante "crise existencial" pela qual o mundo corporativo vem passando. Aquele modelo de chefe e empregado já não vem sendo mais aceito entre colaboradores e gestores, o termo agora é "servir" tanto paraos trabalhadores quanto para os líderes. Essa "Crise Existencial" se dá ao fato de os colaboradores das empresas não encontrarem sentido nas tarefas que vem desempenhando, gerando insatisfação, descontentamento e desânimo. Realmente esta maneira de gerir uma equipe, ou uma empresa é muito encantadora, pois hoje o ser humano se entende como alguém que merece valor, e que deve ser apreciado em suasqualidades, se há algo que possa pôr em risco sua auto-afirmação e seu “orgulho” então esse empecilho deve ser rapidamente eliminado, é aí que percebemos a grande rotatividade de funcionários nas empresas que ainda não abriram os olhos para a gestão do futuro.
Mas por que tantos empreendedores “torcem o nariz” ou desdenham o assunto sobre o Líder Espiritualizado, e preferem continuar em suaadministração clássica, objetivando sempre a produção e o lucro, e tratando os funcionários como meros “peões” ou “mão-de-obra”? Será medo de encarar suas próprias limitações, tendo de deixar de usar o velho chicote (ignorância, brutalidade, assédio moral, etc.)? Sem dúvidas. Trata-se do medo de mudança, pois tudo que é de certa forma “NOVO” tende a trazer um grande desconforto. Ser ousado, ter...
tracking img