Semiótica pierciana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMIÓTICA

SEMIÓTICA É a ciência que estuda os signos e as leis que regem sua geração, transmissão, interpretação. Seu objeto – compreende todos os meios de comunicação. Animal ou Humano – linguagem verbal não verbal (ex. gestos, mímicas, imagens) Estudo de acirradas polêmicas – entre as diversas correntes em relação ao objeto e a metodologia.

Historicidades.
A semiótica é uma disciplinarecente nas ciências humanas. Surgiu no século XX como outros campos teóricos novos (ex. psicanálise, que se constituiu mais ou menos na mesma época). Porém, a semiótica tem suas raízes bem antigas, que remontam à antiguidade grega.

Os médicos da antiga Grécia já usavam o termo semiótica para aludir a especialidade geralmente conhecidas como sintomologia. O primeiro a chamar semiótica de aciência dos signos foi o filósofo Britânico John Locke. Que no final do séc, XVII identificou-se com a lógica.

ETIMOLOGIA DO TERMO
• Etimologia de SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA.
Semiótica - Possui origem americana , é o termo canônico que designa a semiótica como a filosofia das linguagens. Semiologia - Possui origem européia, é mais entendido como o estudo de linguagens particulares (imagens, gestos,teatro etc). Os dois nomes foram originados a partir do termo grego SEMEION, que quer dizer signo. Assim encontramos desde a antiguidade uma disciplina médica chamada de “semiologia”.

NOVA ACEPÇÃO DOS ESTUDOS SEMIÓTICOS

PRECURSSORES • Final do século XIX - Lingüista Fernand Saussure - (1857 - 1915) - França. • Filósofo e Lógico Americano - Charles Sanders Peirce. (1839 - 1914) - EUA. NOVA ACEPÇÃO DOS ESTUDOS SEMIÓTICOS
• • • • Final do século XIX Lingüista Fernand Saussure (1857 - 1915) - França Filósofo e Lógico Americano - Charles Sanders Peirce. (1839 1914) – EUA. Saussure – Concebia o signo como uma combinação de significantes (uma expressão) e um significado (um conceito), unidos por uma relação de ARBITRARIEDADE. Peirce - Admitia três componentes, o representante , oobjeto denotado, o interpretante. Relação de CONVENCIONALIDADE. Ponto Coincidente - Ponto básico entre os autores A convicção de que o pensamento e a comunicação se fundamentam no emprego de SIGNOS.

• •

Saussure
• Lingüística • Significante e Significado. • “ A lingüística não é uma parte, menos privilegiada, da ciência dos signos: semiologia é que é parte da lingüística; mas precisamente, aparte que se encarregaria das grandes unidades significantes do DISCURSO.
(BARTHES, 199, p.13).

EX: Árvore

SIGNIFICADO
(CONCEITO FERRAMENTA INTELECTUAL)

______________________

SIGNIFICANTE
(SONS /ÁRVORE)

Arbitrariedade casualidade

01Significante x 10 significados y - significados • O signo analisado isoladamente é um elemento hermético, mas quando é aplicado dentro de umcontexto, seu significante ganha, além de um significado, a competência de poder significar mais de um significado.

MANGAS - 01Significante x 10 significados
y – significados
à feira comprar manga 2- Ele conseguiu rasgar a manga da camisa 3- Os bois foram levados para a manga do alagadiço 4- Por sua natureza escarnecedora, André manga de todos amigos. 5- Marta usou de uma manga para molhar ojardim 6- Não consegui passar a manga no pavio do lampião. 7- Nenhum resíduo passou com o licor, graças a eficiência da manga. 8- Ao longe era possível ver uma manga de soldados. 9- Mandaram trocar apenas a manga do eixo. 10- Fui surpreendida por uma manga e acabei ensopada.
1- fui

PIERCE - (1839 - 1914)

PIERCE - (1839 - 1914)
A Sémiotica de Pierce compõe uma ampla arquitetura filosóficaconcebida como ciência com caráter extremamente geral e abstrato. Ela é um dos membros da tríade das ciências normativas - ESTÉTICA – ÉTICA - LÓGICA OU SEMIÓTICA. (SANTAELLA, 2002).

Síntese do olhar de Pierce - Segundo -COELHO,1996, P.52
- Tem olhar voltado para filosofia. - Tem um corpo filosófico maior. - Não é inadequado afirmar que a semiótica de Pierce é uma filosofia. - Adepto do...
tracking img