Sementes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Limão
Nome popular: limão-verde
Família botânica: Rutáceas (Rutaceae)
Nome cientifico: Citrus limom
Origem: Sudeste da Ásia

SEMENTES
A semente é a formação dos vegetais superiores, responsável pela perpetuação das espécies. Em outros termos, podemos dizer que a semente, é o óvulo fecundado e desenvolvido, que após a germinação dará origem a uma nova planta.
Partes da semente:Tegumento: é o envoltório protetor da semente, originário dos tegumentos do óvulo.
Amêndoa: é a parte principal da semente.
Embrião: é a parte principal da semente. O embrião é o resultado do desenvolvimento do zigoto após a fecundação da oosfera pelo núcleo espermático do tubo polínico. É formado pelas seguintes partes:
Radícula: é a parte do embrião que forma a raiz da planta.
Gêmula: é a partesituada acima da inserção dos cotilédones; constitui o broto terminal.
Caulículo: dá origem ao chamado eixo Hipocotiledonário que formará o caule.
Os cotilédones são folhas modificadas que se traduzem em reservatórios de alimentos, utilizados pelo vegetal nos primórdios do seu desenvolvimento.
Albúmen: é a reserva alimentar acumulada na semente, fora dos cotilédones. De acordo com a naturezadas substâncias que o formam, o albúmen pode ser:
- amiláceo: se o amido for o seu principal componente. Exemplo: cereais.
- oleaginoso: quando há predominância dos lipídios. Exemplo: mamona.
- córneo: quando se apresenta rígido. Exemplo: café.
Disseminação das sementes
Por disseminação, entendemos a dispersão das sementes pela superfície do globo terrestre.
Muitos fatores favorecem ouparticipam diretamente deste fenômeno, sendo chamados de agentes disseminadores, são eles:
Ventos: estes transportam sementes pequenas e leves. Exemplos: pente de macaco, ipê e jatobá.
Água: alguns frutos de vegetais aquáticos possuem cavidades cheias de ar, que permitem a flutuação dos mesmo nas correntes marinhas e rios. Exemplo típico é o coco da Bahia.
Animais do campo: estes podemtransportar as sementes presas ao seu corpo por intermédio de espículas, dentículos, ganchos, etc., como ocorre com o picão e o carrapicho. Algumas sementes quando ingeridas pelo animal, com o respectivo fruto, passam intactas pelo tubo digestivo e são eliminadas com as suas fezes, ganhando propícias condições de desenvolvimento.
Pássaros: estes também se tornam bons agentes disseminadores,principalmente no que diz respeito às sementes eliminadas com as suas fezes, após a ingestão de frutos. Exemplo: maracujá.
O próprio fruto: alguns frutos, como os de feijão silvestre, lançam as suas sementes a consideráveis distâncias, o que favorece sobremaneira a sua disseminação.
O homem: devemos lembrar que, por meio da agricultura, muito colabora o homem para o processo em questão, principalmenteno que diz respeito ao transporte das sementes de um país a outro.
Germinação das sementes
Chama-se germinação ao conjunto de fenômenos que ocorrem na semente, para dar origem a um novo vegetal.
Deste processo, resulta a formação de uma nova planta, da mesma espécie. Por exemplo, da germinação da semente do limão, resulta um novo limoeiro.
Na germinação da semente, interferem fatores quesão divididos em dois grupos: fatores externos ou extrínsecos e fatores internos ou intrínsecos.

Fatores externos ou extrínsecos
São os que dependem do meio onde a semente foi colocada. Os mais importantes são: umidade, oxigênio e temperatura.
* umidade: é muito importante para a germinação, pois a água dissolve os alimentos contidos no albúmen, permitindo assim, o seu aproveitamento. Alémdisso a água é responsável pelo intumescimento da semente, o que facilita o rompimento do tegumento, que é importante para o desenvolvimento do embrião.
* oxigênio: é indispensável para a vida; como todos os seres vivos necessitam de oxigênio para viver, é óbvio que também uma semente em germinação, dele necessite, pois esta nada mais é do que um ser vivo no início de seu desenvolvimento.
*...
tracking img