Semantica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PEDREIRAS – CESPE
CURSO DE LETRAS

RELAÇÕES SEMÂNTICAS:
Hiperonímia e hiponímia

PEDREIRAS-MA
2011
MARIA RAIMUNDA SILVA QUEIROZ
JOSEANE MOURA DA SILVA

RELAÇÕES SEMÂNTICAS:
Hiperonímia e Homonímia

Trabalho apresentado à disciplina Semântica da Língua Portuguesa, do curso de Letras/UEMA para obtenção da 2ªnota.
Orientadora: ProfªCláudia Abreu

PEDREIRAS-MA
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------04
2 HIPERONÍMIA E HIPONÍMIA-----------------------------------------------------------05
3 CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------08REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------09

1INTRODUÇÃO

Conhecer o significado das palavras é um dos fatores essenciais para o domínio da língua, pois só assim o falante ou o escritor será capaz de selecionar a palavra adequada para elaborar a sua mensagem.
A pouca atenção dada ao estudo da significação é uma das maiores deficiências do atual ensino de língua materna. Isto se tornou umgrande problema, tendo em vista a importância dessas questões para a vida das pessoas, além do peso que lhes é atribuído como instrumentos de avaliação importantes, tais como ENEM e os vestibulares. Encontrar um ponto comum na análise dos significados é tarefa difícil, e talvez esta seja a grande causa do fracasso escolar em relação ao sentido da interpretação de textos, que hoje é uma das maioresdificuldades dos estudantes do ensino fundamental e médio.
A Semântica, a princípio, fora chamada “semasiologia”, por volta de 1825, quando foi incluída como subdivisão de um curso, ao lado de outras disciplinas (como a etimologia e a gramática). Essa seria uma disciplina nova, histórica, que estudaria os “princípios que presidem a evolução do significado das palavras”. O vocábulo “semântica” éutilizado pela primeira vez em 1883, em um artigo publicado numa revista de estudos clássicos, onde se propõe a nova “ciência da significação”.
Quando estudamos, na parte da Semântica (significado/sentido das palavras), na Gramática, sempre estão relacionadosà antonímia, sinonímia, polissemia, parônima, homonímia, mas quase nunca ouvimos falar da hiperonímia e da hiponímia. Sendo assim, vejamos umpouco acerca das características que as norteiam.




2HIPERONÍMIA E HIPONÍMIA

Partindo do princípio de que as palavras estabelecem entre si uma relação de significado, observe este enunciado:
Grupos de refugiados chegam diariamente do sertão castigados pela seca. São pessoas famintas, maltrapilhas, destruídas.
Note que a palavra “pessoas” é hiperônimo da palavra “refugiados”, umavez que “pessoas” apresenta um significado mais abrangente que seu hipônimo “refugiados”
Podemos observar que essa relação entre hiperônimos e hipônimos é de suma importância na relação de significados para a construção de enunciados.

Os termos técnicos hiponímia e hiperonímia só surgiram em semântica no final dos anos 1960. Eles marcam menos a emergência de um novo conceito teórico que aintenção de identificar estruturas hierárquicas inerentes ao léxico, dissociando-as das classificações lógico-conceituais em gêneros e espécies, provindas de Aristóteles. J. Lyons, a quem compete à paternidade dessa relação lexical, define-a como uma implicação unilateral: eu comprei tulipasimplicaeucomprei flores, mas eu comprei flores não implica eu comprei tulipas. Desse modo, diremos que tulipa éhipônimo do hiperônimo flor. Segundo essa definição, há uma relação paradigmática característica da estruturação vertical do léxico. Ela é registrada por frases genéricas como as tulipas são flores, a/uma tulipa é uma flor, que delimitam o conjunto ou um exemplar qualquer de uma classe de objetos à qual se aplica, por definição, o nome hiperonímico de flor. Dessa forma, a classe das tulipas é...
tracking img