Semantica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELEMENTOS CONCEITUAIS E AFETIVOS DE SENTIDO




ELEMENTOS CONCEITUAIS E AFETIVOS DE SENTIDO

Análise para a disciplina de Língua Portuguesa IV

São Paulo 2012

ELEMENTOS CONCEITUAIS E AFETIVOS DE SENTIDO

CARACTERIZAÇÃO GERAL
As palavras e frases que falamos não possuem somente sentido literal, muitas vezes agregado à esta palavra ou expressão identificamos posições esentimentos do falante, que pode ser expresso através de figuras de linguagem como o eufemismo e o disfemismo ou até mesmo a utilização do “politicamente correto” para suavizar ou impactar o locutor.
Os elementos conceituais são características reais e objetivas do falante e os afetivos de sentido são mais subjetivos, pois se referem a reações que estas palavras / frases nos provocam, e nos levam àconsiderar as posições do falante, como por exemplo, sua posição política, religiosa, sexual, etc.
Contudo os dois possuem funções de linguagem distintas, o primeiro possui função referencial (foco na realidade de que se fala) e o segundo possui função expressiva ou conotativa (foco no locutor ou receptor).

MATERIAL LINGUÍSTICO
As palavras ou expressões da língua combinam elementos conceituais eafetivos em proporções diferentes.
Os elementos afetivos são importantes na significação das palavras, por estarem interligadas a valores e preconceitos ou a hábitos e situações estigmatizadas pela sociedade.

EUFEMISMO / DISFEMISMO
O Eufemismo é mais uma figura de pensamento do que de linguagem, contudo é utilizada no emprego de palavras, expressões ou rodeios de palavras (circunlóquios) aoinvés de formas linguísticas cujo significado é considerado indecoroso, desagradável ou ameaçador e, portanto são evitadas em determinado meio social.
Por exemplo: usar “deficiente visual” ao invés de “cego”; “falecer” ao invés de “morrer”, “dama da noite” ao invés de “prostituta”, etc.
O Disfemismo é o contrário do eufemismo, ele é utilizado em expressões pejorativas ou negativas paradescrever ou referir-se a pessoas, fatos, etc. Se trata de ridicularizar através do nome e pode ter uma intenção humorística.
Por exemplo: usar “bater as botas” ao invés de “morrer”; “burro” ao invés de “alienado”; etc.

POLITICAMENTE CORRETO
O “politicamente correto” é um modo de falar que teoricamente suavizam ideias ou posições referentes a outros grupos de pessoas.

1-) Mude as expressõesabaixo, reescrevendo-as utilizando-se do eufemismo:
- A mulher tem pouca inteligência.
-O rapaz não é bonito.
-O rapaz é portador de obesidade.
- No último jogo, o jogador errou todos os passes, estava muito cansado e sem nenhum preparo físico.

2-) Consideremos o texto a seguir, que apresenta um diagnóstico médico de um paciente de 8 anos de idade, onde foi detectado câncer.
Reescreva o textoabaixo, imaginando que o paciente fosse seu filho e que você estaria informando-o de sua atual situação, e utilizando obviamente de eufemismo.
O paciente XXXXX está com tumor maligno, estágio 5, na parte superior da laringe com acelerado processo de proliferação de células cancerígenas.

Terapia indicada: 30-60 dias de quimioterapia, para repelir o processo degenerativo até a data da remoçãocirúrgica.

Possíveis efeitos colaterais no paciente:
Queda aguda de pelos;
Náuseas e diarreias intensificadas;
Tonturas, alterações na visão e alucinações;
Perda de paladar temporária de paladar;
Hematomas, cistos e manchas na pele;
Aceleração de batimentos cardíacos e sensação de irritação intensa.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

1.
2. A fábula “A formiga e a Cigarra” traz uma liçãode moral, de que “Os preguiçosos colhem o que merecem” e que “É melhor prevenir o que remediar”. Segue a fábula abaixo, reescreva dois finais para ela um levando em conta o Eufemismo e no outro o Disfemismo:

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou: 

- Ei,...
tracking img