Semantica do poema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS EM POESIA
1. INTRODUÇÃO
1.1 Várias são as técnicas empregadas em crítica literária, mas um dos resultados a que todas chegam parece ser o de evidenciar que, em oposição à prosa, a poesia se distingue por uma singular unidade de estrutura. Com isso, quer-se dizer, as mais das vezes, que na poesia a forma do discurso e seu significado se amalgamam numa unidade superior.Assim, no Epílogo de seu extenso livro, Wimsatt e Brooks declaram: ”(“...) a concepção a que chegamos implícita em toda a nossa exposição,bem como nos raros lances de argumentação que nos permitimos,é a de que a” forma” efetivamente abrange e penetra a “mensagem”, de modo a construir-se em significado profundo e substancial, mais que em mensagem abstrata ou ornamento separável. Tanto na dimensãocientífica ou abstrata como na dimensão prática ou retórica, existem, a um só tempo, a mensagem e os meios de comunicá-la; entretanto, a dimensão poética é aquele significado vividamente unificado que coincide com a forma.” Embora, dada a natureza do caso, os críticos literários lidem com a linguagem da poesia em suas análises, via de regra não utilizem as técnicas da linguística estrutural parafundamentar seus juízos. Nos capítulos que se seguem, a poesia será examinada do ponto vista da linguística estrutural. Os resultados da analise apoiam a concepção de que a poesia se distingue por uma singular espécie de unidade. A analise revela certas estruturas que são peculiares à linguagem da poesia e que funcionam de modo a unificar os texto em que funcionam de modo a unificar os textos em queaparecem. As tais estruturas chamamos ACLOPAMENTOS (couplings). Como essa estrutura, pelo que sei, não foi até agora particularizada na poesia, pode- se considerá-la como de molde a prover outra base – uma base linguística – para a suposição de que a poesia exibe tal estrutura singular. Ademais, a concordância a que chegaram à análise linguística e as análise dos críticos literários, cujoaparelhamento teórico inclui traços como metáforas, simbolismo, imagética, etc.; serve para reforçar, de forma recíproca, as conclusões alcançadas por via de abordagens diversas.
1.2 Alem de dar a base à suposição critica da unidade do poema, o conceito de acoplamento alcança explicar uma experiência generalizada: a saber, a de que a poesia tende a permanecer na memória do leitor. Possui ela uma qualidadeduradoura, não na acepção estática de documento ou propriedade publica, mas na acepção dinâmica de recriação individual. Como disse Valéry: “é possível reconhecer a poesia por esse fato notável, que bem lhe poderia servir de definição: ela tende a reproduzir- se em sua própria forma, estimula nosso espírito a reconstruí - La tal como é.” São essas duas respostas à poesia, pois, - a de serunificada e a de ser memorável – que o estudo a seguir busca explicar.
2. POESIA, GRAMÁTICA, ESTILÍSTICA.
2.1 Ao abordar o estudo da poesia do ponto de vista linguístico, cumpre decidir, de saída, se as técnicas desenvolvidas para análise linguística da linguagem comum são igualmente validas para a analise de poesia. A formulação desta questão implica algo concebido, isto é, que a poesia consiste delinguagem e, no entanto produz efeitos que a linguagem comum não alcança produzir. A ser este o caso, a inferência que se impõe é, então, a de que a poesia não passa de linguagem ordenada ou arranjada de maneira diferente. Isto faria parecer que a análise linguística, quando aplicada à poesia, resulta numa gramática diferente da que seria produzida por uma analise linguística da linguagem comum. Demodo geral, isto é verdade, vale dizer:muitas sequencias poéticas podem ser geradas pelo tipo de gramática elaborada para a linguagem comum;outras sequencias, porem, não o são. Torna-se necessário, neste ponto, especificar o que entendemos por gramática. Ao fazê-lo, não pretendemos entrar na controvérsia acerca de se uma gramática é descoberta por meio de aplicação de uma teoria linguística a...
tracking img