Semana de arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu emSão Paulo no ano de 1922, nos dias 13 a 17 de fevereiro, no Teatro Municipal da cidade.

Apesar do designativo "semana", o eventoocorreu em três dias. Cada dia da semana trabalhou um aspecto cultural: pintura e escultura, poesia, literatura emúsica. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referênciacultural do século XX.

Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminoucom a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, Manuel Bandeira, ao recitar seu poema Os sapos, foi desaprovado pela platéiaatravés de muitas vaias e gritos.


A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e atécorporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. 

A Semana, de uma certa maneira, nada mais foi do que uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas e nacionalista em busca de umaidentidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um únicoideal moderno.

• 13 de fevereiro (Segunda-feira) -, abertura oficial do evento. Espalhadas pelo saguão do Teatro Municipal de São Paulo, várias pinturas e esculturas provocam reações de espanto erepúdio por parte do público. O espetáculo tem início com a confusa conferência de Graça Aranha, intitulada "A emoção estética da Arte Moderna". Tudo transcorreu em certa calma neste dia.


• 15 defevereiro (Quarta-feira) - Guiomar Novais era para ser a grande atração da noite. Contra a vontade dos demais artistas modernistas, aproveitou um intervalo do espetáculo para tocar alguns clássicos...
tracking img