Semana de arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Nas noites de 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, abriu-se ao público o saguão do Teatro Municipal de São Paulo, onde vários artistas mostravam obras com uma linguagem nova, afinada com ascorrentes estéticas do começo do século. É bom lembrar que a Europa, nessa altura, já vivia o derradeiro movimento de vanguarda, o Surrealismo.
A abertura da Semana esteve a cargo de Graça Aranha,escritor pré-modernista que aderiu ao movimento dos modernos. Sua conferência A emoção estética na arte moderna foi ilustrada com declamação de poemas. Seguiu-se execução de peças de Villa-Lobos.
Nasegunda noite, Ronald de Carvalho declamou o hoje conhecidíssimo poema "Os sapos", de Manuel Bandeira, em que se ridicularizava o Parnasianismo.
Foi a noite mais agitada da Semana. Gritos e vaias dopúblico acompanhavam a declamação. No intervalo, Mário de Andrade fez uma palestra no saguão do teatro. Na segunda parte do programa apresenta-se ma pianista já consagrada: Guiomar Novaes.
Naterceira noite, dedicada à música, houve um incidente: Villa-Lobos apresentou-se de casaca e chinelos. Mas não era uma agressão; o compositor estava com um pé machucado.
A Semana de Arte Moderna só foipossível graças ao apoio financeiro dos fazendeiros de café. E aí reside uma contradição, pois um dos objetivos declarados dos organizadores do acontecimento era "assustar a burguesia que cochila na glóriade seus lucros". Proposta feita, proposta alcançada: assobios, vaias e, segundo alguns, até agressões assinalaram a reação do público.
Foi esse o clima que marcou a ruptura com o tradicionalismo.Nossos modernistas de primeiro momento apresentavam uma arte que estava em consonância com o grande movimento internacional de renovação de idéias.
Além de empregar uma nova linguagem, os artistas daSemana atacavam abertamente o passado, sobretudo o Parnasianismo. Por que o Parnasianismo? Primeiro, porque era o estilo que antecedia de perto o Modernismo; segundo, porque foi um estilo muito...
tracking img