Semana de arte moderna de 1922

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Semana de Arte Moderna de 1922

Senhor do Bonfim, Bahia
2013

Trabalho solicitado pela
professora Edna Nunes,
com o objetivo da realização
de uma resenha crítica da
Semana de Arte Moderna de 1922,
que foi realizado pelos alunos Ruan Souza,
Gabriel Moura e Dilson cerqueira.

Senhor do Bonfim, Bahia
2013

Semana de Arte Moderna, Pintura e escultura; Poesia e literatura; Música.Teatro Municipal de São Paulo, São Paulo. 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922.
Os artistas presentes na Semana de Arte Moderna conseguiram expor seus trabalhos, além pensamentos sobre obras de colegas e sobre o movimento que estava se instalando durante os três dias, mas com reações diferentes do público tendo grande repercussão nas artes plásticas. Obtiveram como maior e principal resultado a totalexposição, criando assim uma fundamentação concreta do pensamento, do movimento modernista que mudou os campos das artes no país e provocou espanto na população. Estavam por trás da semana de arte moderna as seguintes mentes:
Anita Malfatti nascida em São Paulo de 1889, firmou-se professora pela escola normal, em 1910 mudou-se para Berlim, onde se matriculou na academia real das belas artes. Em1914, após regressar ao Brasil Anita vai para os Estados Unidos onde se matricula na Art Studentes League. Já consagrada, Anita volta ao Brasil, e segura da sua arte faz uma exposição individual em 1917. Anita é duramente criticada principalmente por Monteiro Lobato, logo depois conhece Tarsila do Amaral. No ano de 1922 participou da Semana de Arte Moderna.
Di Cavalcanti, nascido no Rio de Janeirofoi um importante pintor brasileiro. Seu estilo é bastante influenciado pelo expressionismo, cubismo e por muralistas mexicanos. Abordou em suas obras temas sociais do Brasil, temas tipicamente brasileiros como o samba, além de abordar a sensualidade tropical do país. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 e expôs nela 11 obras, além de elaborar a capa do catálogo.
Vicente do Rego Monteiro,que nasceu em Recife numa família de artistas, em 1911 morou em Paris onde aprimorou sua arte e em 1917 regressou ao Brasil onde conheceu artistas que desencadeariam a Semana de Arte Moderna, em que participou expondo dez de suas obras.
Ignácio da Costa Ferreira, que ficou conhecido como Ferrignac, foi dentre outras funções caricaturista e escritor brasileiro. Participou da Semana da ArteModerna, com uma obra intitulada Natureza Dadaísta.
John Graz foi um pintor, decorador, escultor e artista gráfico suíço, nascido em Genebra que após vários cursos, onde passou pelas mãos de renomados mestres das artes e arquitetura, veio para o Brasil onde participou inclusive da Semana de Arte Moderna de 22 e expôs 7 de suas obras. Residindo no Brasil se dividiu entre a arquitetura, pintura, e adecoração de casas e interiores, e ainda se tornou sócio fundador da Sociedade Pró-Arte Moderna (SPAM), no ano de 1932.
Alberto Martins Ribeiro, nascido no Rio de Janeiro, desenhista que seguia a linha do expressionismo simbólico, expôs desenhos no Liceu de Artes e Ofícios e também na Semana de Arte Moderna, com quatro obras, além de outros eventos como o Salão Nacional de Belas-Artes.
OsvaldoGoeldi, filho do cientista suíço Emílio Augusto Goeldi, nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1895, foi um grande desenhista, gravador, ilustrador e professor, que ganhou inclusive prêmios internacionais. Com um ano de idade foi morar em Belém do Pará, e no ano de 1901 vai pra Suíça, de onde regressa após o falecimento de seu pai, no ano de 1919. Expôs obras no saguão do Liceu de Artes e Ofícios, e assimse aproximou de pessoas que estavam interessadas na renovação da arte, e participaram da “Semana de 22”.
Victor Brecheret, italiano que iniciou seus estudos de desenho, entalhe e modelagem em São Paulo, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Viajou pela Europa, onde estudou mais sobre escultura e ganhou gosto por figuras monumentais elaboradas. Em 1922, embora ausente, teve algumas de suas...
tracking img