Semana da arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras.

2 A SEMANA DE ARTE MODERNA

A Semana de Arte Moderna de 1922,realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente aintenção dos modernistas.
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas idéias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a músicapor meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.
A Semana, de uma certa maneira, nada mais foi do que uma ebuliçãode novas idéias totalmente libertadas, nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Não se tinha, porém, um programa definido: sentia-se muito mais um desejo de experimentar diferentes caminhos do que de definir um único ideal moderno.

2.1 Aspectos introdutórios

Não se sabe ao certo de quem partiu a idéia de realizar uma mostra de artes modernasem São Paulo. Contudo, há o registro de que, já em 1920, Oswald de Andrade prometera para 1922 – ano do centenário da Independência – uma ação dos artistas novos “que fizesse valer o Centenário!”.
O certo é que, em 1921, o grupo modernista que realizaria a Semana estava completamente organizado e amadurecido para o evento. No mesmo ano, chegou da Europa Graça Aranha, escritor consagrado e membroda Academia Brasileira de Letras. Entusiasmado com as vanguardas artísticas européias, com as quais tivera contato, Graça Aranha apoiou o grupo paulista. Era o impulso que faltava.
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Participaram da Semana nomes consagradosdo modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros, e como um dos organizadores o intelectual Rubens Borba de Moraes que, entretanto, por estar doente, dela não participou.

2.2 Contextohistórico

Após os governos militares do início da república, os senhores rurais retornaram ao poder fortalecidos então pela vigorosa política do 'café com leite', que permaneceu até 1930.
As cidades brasileiras cresciam, em particular a cidade de São Paulo, conheceram uma rápida transformação em decorrência do processo industrial. A responsável por isso foi a primeira guerra. Aumentavao número de imigrantes europeus que se dirigiram para as zonas economicamente prósperas.
Nos centros urbanos existia uma larga faixa da população pressionada, por cima, pelos 'barões do café' e pela alta burguesia, e por baixo, pelo operariado: era a pequena burguesia, de caráter reivindicatório, formada, entre outros, por funcionários públicos, comerciantes, militares e profissionais...
tracking img