SEMAN RIO agua uso consciente e desperd cio

1296 palavras 6 páginas
SEMANÁRIO - EDUCAÇÃO INFANTIL

TEMA: ÁGUA – USO CONSCIENTE X DESPERDÍCIO
OBJETIVOS: Propiciar oportunidades de aprendizagem sobre o uso consciente da água. Levar os educandos a compreender que o planeta precisa ser cuidado e que a água é um recurso escasso, e não é brinquedo nem no chuveiro. Conscientizar a turma que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos. Estimular situações de cooperação, onde os alunos poderão juntos fazer cartazes com imagens de economia e desperdício de água, e pendurar na parede da escola para conscientização de todos. Desenvolver uma consciência crítica dos alunos a respeito do recurso da água.
CONTEÚDO: Água: Usos, economia e desperdício Natureza e sociedade
ANO: 3º ano (2ª série)
TEMPO ESTIMADO: Uma semana
RECURSOS: Cartolina ou papel craft para confecção de cartazes, copo plástico pequeno, cola, recortes de jornais e revistas sobre economia e desperdício de água.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Fazer uma roda de conversa com a turma, dialogando e levantando questões a respeito da água. Deixar as crianças falarem sobre o tema livremente e a partir da discussão, o professor poderá conscientizar a turma sobre a escassez de água em alguns lugares na África por exemplo. Aproveitar o momento e levar os alunos até um globo e mostrar o mapa do continente africano, mostrando que há lugares faltando água potável, e que se faz necessário compra-la para consumo. Neste momento o professor pode mostrar a importância da água e o quanto é importante não desperdiçar. Pode-se levantar novas discussões com a seguinte questão: “Em quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água?” Deixar as crianças discutirem e falarem o que sabem. A mamãe lava os alimentos e cozinha com a água, se usarmos de maneira irresponsável, pode faltar para bebermos e para a mamãe fazer a comida. O professor poderá trazer um gráfico bem colorido para a roda de conversa e

Relacionados