Sem um

3079 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO AOS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
I - ASPECTOS GERAIS
Fernando Portela Câmara
Psiquiatra Instituto Pavloviano do Rio de Janeiro
Resumo
O conceito dos Transtornos de Personalidade, sua importância e implicações, bem como as diretrizes para o diagnóstico e considerações sobre o tratamento são discutidos nestes artigo.
Introdução
Personalidade é um conceito complexo que se completa no indivíduo adulto em sintonia com a norma cultural, social e étnica em que vive. A personalidade apresenta um transtorno quando seu desenvolvimento se fixa num padrão anormal permanente, que para ser observado deve excluir efeitos fisiológicos de alguma substância e alterações cerebrais que justifiquem o desvio. Tais transtornos não apenas estabelece um conflito essencial entre o indivíduo e a norma cultural, étnica e social em que vive, como também deveria ser reconhecido em qualquer outra cultura, sociedade e etnia diversa daquelas em que vive. Embora os traços da anormalidade possam ser eventualmente observados na infância e adolescência, somente quando o indivíduo se inicia na vida adulta é que podemos caracterizar um transtorno de personalidade como uma anormalidade fixa do caráter.
Os Transtornos de Personalidades (TPs) estão a meio caminho entre a normalidade e a doença mental. Neste último século e meio foram denominados de psicopatia, degeneração moral, loucura sem delírio, etc, para especificar uma alteração permanente no padrão afetivo e volitivo sem afetar o juízo da realidade. O DSM-IV [APA, 1994] estabeleceu um novo eixo para estes transtornos, o Eixo II, compondo com o Eixo I (trastorno mental propriamente dito) o diagnóstico psiquiátrico. A CID-10 [OMS, 1993], contudo, não estabeleceu um eixo especial para esses transtornos, de modo que eles tendem a se confundir com os demais transtornos mentais. É opinião do autor que os TPs apresentam características suficientemente especiais para diferenciá-los dos transtornos mentais propriamente ditos, tal que

Relacionados