Semântica: uma abordagem acerca dos conceitos de polissemia e sinonímia

Páginas: 4 (853 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
SEMÂNTICA: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS CONCEITOS DE POLISSEMIA E SINONÍMIA

A SEMÂNTICA E OS CONCEITOS DE POLISSEMIA E DE SINONÍMIA

A semântica é considerada uma ciência recente (os primeirospassos em direção à sua criação datam de 1825 e 1886), porém o vocábulo semântica foi utilizado, pela primeira vez, em 1883, por Michel Bréal, que propôs a nova ‘ciência das significações’ (MARQUES,2003, p. 32-33). A semântica é, segundo Trask (2004, p. 261), o ramo da linguística que estuda o significado. Já para Câmara Jr. (2007, p. 267), a semântica estuda a significação das formaslinguísticas. Este autor explica que a semântica pode ser descritiva (sincrônica) ou histórica (diacrônica), sendo que, na primeira, estuda-se a significação atual das palavras de uma língua, levando-se emconta, entre outros, aspectos como a polissemia e a sinonímia de cada palavra (Idem).
Para Dubois et al. (2001, p. 527), a semântica é “um meio de representação do sentido dos enunciados”. Na visãodestes autores, “a teoria semântica deve explicar as regras gerais que condicionam a interpretação semântica dos enunciados, como a teoria fonológica deve explicar as regras fonológicas universais(...)”. (Idem).
A pesquisadora Maria Helena Duarte Marques (2003, p. 33) observa que, apesar de a ideia de semântica proposta por Michel Breal - em seu Ensaio de semântica; ciência dassignificações (1925) - estar atrelada a uma visão historicista e limitada ao plano lexical, a tese defendida pelo cientista abriu caminhos para se pensar a concepção de língua para além de um fenômeno estritamentefísico, ou seja, considerando aspectos conceituais da linguagem, bem como a sua natureza psicológica, relacionando-a com os fenômenos históricos e socioculturais. Assim sendo, muitos estudos foramfeitos, especialmente na Europa, em torno das modificações de sentido das palavras, comparando os significados de palavras ao longo do tempo. Sob a ótica desses estudiosos europeus – baseados nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SEMANTICA homonimia paronimia sinonimia antonimia
  • VISÃO ACERCA DO CONCEITO DE EAD
  • Uma abordagem acerca do estudo de impacto de vizinhança
  • ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA E AS TEORIAS ACERCA DAS CULTURAS.
  • Abordagem acerca do aborto do feto anencefálico
  • Abordagem aos conceitos da Economia Social
  • Abordagem sociológica do conceito de família
  • Abordagens do conceito de saúde e doença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!