Selvabot

629 palavras 3 páginas
ESTIVA
Tiago Almeida,Janio Mota, Wagner Andreotti, Alexandre Berndt, Armando da Silva Filho Departamento de Ciência da Computação – Universidade do Estado de Mato Grosso (DCC/UNEMAT) Caixa Postal 32 – 78.390-000 – Barra do Bugres – MT – Brasil kallifas@gmail.com, janiodasilvamota@hotmail.com, wagnerandreotti@hotmail.com, alexberndt@hotmail.com.br, armandosf2000@gmail.br

Abstract. This paper describe basic lines the operation system (Electronic,mechanic and software) of the robot ESTIVA. Key words.. Robotics, Programming, Microcontroller, Mechanics, ESTIVA.

Resumo. Este artigo descreve em linhas gerais os sistemas de operação (Eletrônico, mecânico e software) do robô ESTIVA. Palavras chave. Robótica, Programação, Microcontroladores, Mecânica, ESTIVA.
1. Introdução com presilhas magnéticas para içar os container, vide figura 1. A direção do ESTIVA será realizada pelos motores da tração permitindo o giro em seu próprio eixo, com a rotação de cada um dos motores em sentido oposto ao outro.

Este projeto consiste no esforço de acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, apoiados pelo Núcleo de Tecnologia Aplicada – NTA e professores das disciplinas Lógica Digital e Robótica e Linguagem de Programação. A construção de dispositivos robóticos têm o intuito aplicar conceitos de programação, lógica digital, física e matemática vistos no curso de Ciência da Computação da UNEMAT. O robô ESTIVA a ser apresentado neste artigo tem seu nome inspirado na movimentação de container em um porto, que caracteriza a prova a ser realizada. O artigo está dividido em três tópicos descrevendo em linhas gerais os recursos utilizados na construção do ESTIVA.

2.

Projeto mecânico
Figura 1 – Visão do ESTIVA.

O ESTIVA construído em acrílico com as dimensões 150 mm de largura, 200 mm de comprimento e 180 mm de altura. O robô conta com dois servo-motores na tração e um guindaste

O guindaste será composto por uma estrutura de

Relacionados