SELEÇÃO DE PESSOAL GESTÃO POR COMPETÊNCIA FORMULÁRIOS

1838 palavras 8 páginas
TÉCNICAS DE SELEÇÃO
As técnicas de seleção podem ser classificadas em cinco grupos:
1) Entrevistas;
2) Provas de conhecimentos ou de capacidade;
3) Testes Psicológicos;
4) Testes de Personalidade;
5) Técnicas de Simulação.
Cada técnica pode auxiliar as demais fornecendo um amplo conjunto de informações sobre o candidato. As técnicas escolhidas deverão representar o melhor preditor para um bom desempenho futuro do cargo. Uma boa técnica de seleção deve ter alguns atributos, como rapidez e confiabilidade. Além disso, ela precisa ser capaz de predizer o comportamento do candidato no cargo a ser ocupado em função dos resultados que alcançou quando submetido a essa técnica.

Principais características da entrevista de seleção
• Entrevista de seleção
É uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo levantar maiores informações a respeito do(s) participante(s). É a técnica de seleção mais amplamente utilizada nas grandes, médias e pequenas empresas. É o processo de comunicação de duas ou mais pessoas que interagem entre si, de um lado, o(s) entrevistador(es) e, de outro lado, o(s) entrevistado(s).
Os candidatos recrutados passam geralmente por uma entrevista de triagem para que se verifique se eles dispõem dos requisitos e das qualificações anunciadas pelas técnicas de recrutamento. A entrevista de triagem é uma entrevista rápida e superficial que serve apenas para separar os candidatos que deverão passar pelo processo seletivo dos candidatos que não apresentam as condições desejadas.
E como todo processo de comunicação, a entrevista sofre de todos os males - como ruído, omissão, sobrecarga e, sobretudo, barreiras -, que abordamos quando tratamos da comunicação humana. Para reduzir todas essas limitações verificou-se que duas coisas podem melhorar o grau de confiança e de validade da entrevista: o treinamento adequado dos entrevistadores e uma melhor construção do processo de entrevista.
Treinamento dos entrevistadores: o entrevistador assume um

Relacionados

  • gestao de rh
    35258 palavras | 142 páginas
  • prestador de serviços e iso 9001
    40422 palavras | 162 páginas
  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • Saude
    18605 palavras | 75 páginas