Seleção e recutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Todo processo de seleção deve ser bem planejado, para que eventuais ocorrências não venham a prejudicar o bom andamento da empresa principalmente se os substitutos não forem eficazmente selecionados. Desta forma, é preciso ter bons candidatos e selecionar os melhores.
A seleção é o processo pelo qual será feita a escolha dos candidatos que possuam o perfil necessário para ocupar ocargo. É importante que se faça uma pesquisa externa para saber onde anunciar, pois é necessário, acima de tudo, encontrar pessoas competentes e dedicadas para que a empresa possa desenvolver um programa de qualidade eficaz. O desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é falho e faltam instrumentos e critérios adequados, e com isso pode gerar grandes perdasfinanceiras, perda de tempo ou até mesmo de clientes.

1.1 O PROBLEMA DE PESQUISA
Como analisar a importância de se fazer um bom processo de seleção numa organização?
1.2 OBJETIVOS DA PESQUISA

1.2.1 objetivo geral
O objetivo geral deste projeto é analisar a importância de se fazer uma boa seleção
1.2.2 objetivo específico
* Conhecer as atuais práticas de recrutamento e seleção daorganização;
* Indicar os pontos fortes e fracos da seleção;
* Verificar o conceito de seleção interna.

1.2 JUSTIFICATIVA
Uma vez que na organização não existe uma configuração apropriada para contratar funcionários adequados para desempenho no cargo de acordo com as necessidades da organização, assim não acarretará problemas futuros para a empresa, e também não haverá altos custos, grandefacilidade na arrecadação das informações, proporcionará benefícios, como tempo rapidez, viabilidade, competência, eficiência e eficácia entre outras.
Esse tema seleção é fundamental que os profissionais responsáveis por recrutar e selecionar saibam identificar comportamentos e atitudes dos participantes do processo seletivo, pois é deles a responsabilidade em diminuir a margem de erro dascontratações. Uma boa seleção é imprescindível numa estrutura empresarial, pois irá atrair e reter funcionários competentes e talentosos.
Há vários temas importantes dentro do curso de administração e um deles é a seleção de pessoas onde serão adotadas posturas de adaptação e também de ações que as levam rumo a um futuro menos instável e proporcionando conhecimento da disciplina.

1.3 METODOLOGIA
Comrelação à abordagem será utilizada a pesquisa qualitativa. Segundo Bianchi, Alvarenga e Bianchi (2001, p. 43) essa técnica significa que ??[...] a abordagem será feita por fatores intrínsecos apresentados nos fenômenos, que devem ser captados pelo pesquisador e classificados, ??[...].
Na abordagem qualitativa encontrava-se a história de vida e serve para captar o que acontece na intersecção entre oindividual e o social e permite que elementos do presente interajam com elementos do passado. É um olhar retrospectivo na vida e permite uma visão total do conjunto tornando possível uma visão mais aprofundada do momento passado (SOARES, 1994).
Verifica uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que nãopode ser traduzido em números (MINAYO, 2007).
A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seusignificado são os focos principais de abordagem (LAKATOS et al, 1985).
Segundo Goldenberg (1999), a pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas sim com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização etc. Os pesquisadores que adotam a abordagem qualitativa se opõem ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências,...
tracking img