Seleção interna: valorização de talentos.

Páginas: 14 (3470 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC RIO GRANDE DO SUL
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
METODOLOGIA DA PESQUISA
PROFESSORA: GABRIELA TAVOLARA
04 DEZ. 2010

SELEÇÃO INTERNA: VALORIZAÇÃO DE TALENTOS

Michele Bueno[1]
Verônica Porto[2]

RESUMO

Esse artigo tem como objetivo demonstrar a importância de a empresa adotar um programa de seleção interno, como forma de proporcionaraos seus colaboradores um incentivo para a automotivação, assim como manter e encantar os talentos existentes na organização. O artigo apresenta também os pontos fracos verificados nesse processo, afim de propiciar estudos sobre formas de se evitar tais problemáticas e os pontos positivos, com o intuito de propagar a valorização do capital humano e promover a satisfação no meio profissional,tanto para o empregador quanto para o colaborados
.
Palavras-chave: Seleção Interna. Motivação. Talentos.

1 INTRODUÇÃO

As pessoas sempre representaram uma parcela de importância relevante para as empresas, porém, em um cenário de constantes e rápidas mudanças tecnológicas, percebeu-se que as organizações passaram a considerar o capital intelectual como fator vital para o desenvolvimento ecrescimento da empresa. E em um cenário onde a competitividade é visível, o diferencial passou a ser o talento individual, gente que faça a diferença, que agregue valor à empresa, e como uma corrida pelo ouro, estratégias e novas ideias de como atrair e reter esses talentos surge o tempo todo nos meios de comunicação, como forma de mapa para se chegar a essas pessoas.
Uma das ferramentas usadas porempresas para o alcance desse objetivo é a seleção interna, que visa à valorização do capital humano, oportunizando o autodesenvolvimento e ascensão funcional, devendo ser incentivado na medida em que possibilite o equilíbrio entre os objetivos da empresa e os objetivos das pessoas que a integram.
Nesse processo há uma elevação da moral do funcionário que vê o reconhecimento das suascompetências e do bom trabalho executado dentro da empresa, tornando praticamente certo o sucesso no novo cargo, gerando também estimulo aos demais colaboradores na busca de novos conhecimentos e da excelência.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 SELEÇÃO INTERNA

Em passado recente, quando uma organização necessitava de novas contratações, raramente dava oportunidade de promoção aos próprios colaboradores, atémesmo por desconhecerem o potencial dos mesmos e as vantagens dessa ferramenta estratégica. Colocava-se anúncios em jornais indicando as vagas por um período, obtendo assim, um número elevado de candidatos a vaga, que não raro, desconheciam o cargo ou até mesmo a empresa e suas políticas internas. Desta forma, conseguiam fazer uma seleção e contratar aquele que, no ver do selecionador estariaapto a executar a nova função.
Mas, numa nova visão estratégica, alinhada com a visão e a missão, as organizações, antes de contratar ou recrutar candidatos externos, fazem uma pesquisa interna para saber se existe o profissional capacitado para preenchimento da vaga disponível, oferecendo assim, uma oportunidade de promoção aos seus colaboradores. Para Pontes (2008, p.107) “A seleção interna podeser coroada de êxito, uma vez que a empresa conhece o desempenho e o potencial de seus profissionais”.
Este processo de recrutamento interno, de certa forma, possui como ponto positivo a competição sadia entre os funcionários. Os colaboradores, procuram dedicar-se cada vez mais, na expectativa de uma possível elevação de cargo e salário. A seleção interna torna-se mais viável para a organização,pois o custo com essas contratações acaba sendo praticamente mínimo. Autores como Chiavenato (2009, p.81), defendem a ideia da importância do recrutamento interno como sendo:
[...] mais econômico para a empresa, mais rápido, apresenta mais índice de validade e segurança, é uma fonte de motivação para os funcionários, aproveita os investimentos da empresa em treinamento e desenvolve um sadio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seleção interna
  • A RETENÇÃO DE TALENTOS COMO VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
  • A RETENÇÃO DE TALENTOS COMO VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
  • A RETENÇÃO DE TALENTOS COMO VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
  • Comunicação interna e valorização da marca
  • captacao e selecao de talentos
  • Captação e seleção de talentos
  • Atração e seleção de talentos para as organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!