Seleção de um executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SELEÇÃO DE UM EXECUTIVO:

Vocês fazem parte de uma comissão formada para contratar o executivo principal de um empreendimento de grande complexidade e importância. Doze candidatos se apresentaram, dos quais vocês devem escolher três. Para iniciar o processo seletivo, vocês pediram que cada um escrevesse, de forma sucinta, qual o aspecto mais importante no papel de executivo. Eis as respostas:Candidato Jorge:
Satisfação do cliente, é isso o que importa. Não tenho nenhuma dúvida de que clientes satisfeitos são à base de qualquer empresa de sucesso. Todo executivo deve colocar no mais alto nível de prioridade a satisfação do cliente por meio da qualidade dos produtos e serviços. Ele ou ela deve sempre fazer a empresa toda pensar no cliente. Sem cliente satisfeito, não há negócio desucesso.

Candidato Antônio Carlos:
Para mim, o aspecto mais importante no trabalho de um executivo é o que chamo de produção. Produção de bens e serviços, é isso. O executivo deve assegurar o funcionamento do sistema de operações da empresa, que fornece bens e serviços ao cliente. O sistema não pode falhar. Ao mesmo tempo, o executivo deve focalizar o futuro da empresa. Afinal, os produtos eserviços de hoje certamente serão outros de amanhã.

Candidata Bárbara:
Decisão é fundamental. Para mim, o executivo deve ter a capacidade de tomar as decisões certas a respeito de objetivos e recursos, dentro de um contexto de restrições. Meu ponto de vista é o mesmo de Chester Barnard. “Quem sabe tomar decisões, sabe cuidar bem de qualquer negócio”.

Candidato Robson:
Acho que o executivodeve enfatizar os objetivos da empresa, segundo a visão do acionista. Se o objetivo é o lucro, o executivo deve enfatizar o lucro. Para definir os aspectos mais importantes no trabalho do executivo, devo saber quais são os objetivos dos acionistas. Sem objetivos não há administração eficaz.

Candidata Sandra:
Uma empresa, antes de tudo, é formada por pessoas. Acho que o executivo deveconcentrar-se em criar um clima que seja positivo para as pessoas. Cuidem das pessoas, que elas cuidarão da empresa. Sou uma entusiasta das idéias dos humanistas da administração.

Candidato Paulo César:
A essência do trabalho de um executivo é a estratégia. Planejar, executar estratégias orientadas para a sobrevivência e eficácia da empresa, esse é o negócio do executivo. É preciso pensar constantementenos clientes, concorrentes, fornecedores e distribuidores. Além disso, a empresa deve estar bem relacionada com sindicatos, associações de classe e o ambiente político. É importante fazer lobby em Brasília, ter um político amigo, vocês sabem...Isso garante sucesso de qualquer negócio.

Candidato André:
Eficiência, essa é a minha preocupação básica. A questão mais importante da qual o executivodeve cuidar é a eficiência. O que é eficiência? Bem, é eliminação de desperdícios, desburocratização, simplificação, tudo bem mais organizado...Uma empresa eficiente tem custos mais baixos e é mais rápida em tudo. Portanto, tem mais competitividade, que é o que realmente importa.

Candidato Cláudio:
A empresa de sucesso é a empresa flexível. Para mim, o mais importante que o executivo tem afazer é montar uma empresa que seja capaz de acompanhar as oscilações do mercado. A demanda sobe, a empresa produz mais. A demanda cai, a empresa produz menos. Como fazer isto? Ora, com um horário flexível de trabalho e um sistema muito bem planejado de fornecimento de insumos.

Candidato Sérgio:
Planejamento, Organização, Direção e Controle, isto é Administração. O executivo deve definirobjetivos, organizar as pessoas, dar ordens, controlar o andamento das atividades e fazer a avaliação do desempenho da empresa. Não vamos ficar inventando. O que é essencial no trabalho do executivo, os clássicos já disseram.

Candidata Nair:
Sempre digo que descentralizar é a receita para o crescimento e para o sucesso. Vejam o exemplo das corporações multinacionais. Como elas conseguiram crescer sem...
tracking img