SELDEMAR PROJETO PRONTO2 1

4601 palavras 19 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE FILOSOFIA BERTHIER

SELDEMAR LUBIAN

PROJETO DE PESQUISA MONOGRÁFICA

Passo Fundo
2014

SUMÁRIO

1 DEFINIÇÃO DO TEMA 2

2 PROBLEMÁTICA 3

3 HIPÓTESE 4

4 PROGRAMA DE CONTEÚDOS 5

5 OBJETIVOS 6

6 JUSTIFICATIVA 7

7 CRONOGRAMA DE TRABALHO 8

8 ORÇAMENTO 9

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1 DEFINIÇÃO DO TEMA

1.1 Enunciado do tema

O sentido ético do agir humano em O Livre-Arbítrio de Santo Agostinho

1.2 Definição dos termos

Sentido: A palavra sentido nos remete ao termo significado, ou seja: àquilo que uma coisa diz. Nesse aspecto, para uma coisa ter sentido, ela precisa ter um significado, uma explicação. Assim, quando tomado objetivamente, o sentido significa aquilo que no objeto se refere ao sentido existente no homem, o que, na sua compreensão, torna o ente aberto ou compreensível.

Ético: Como elemento de uma ciência do universal, que busca os fundamentos últimos do fenômeno da moral, a ética filosófica objetiva pesquisar precisamente, o sentido e o ser das normais morais, e através disso, se aproximar de uma metafísica dos costumes. Não se consegue tal desejo, através de um método estritamente empírico, muito menos recorrendo a um simples sentimento que não possa ser analisado, da moral do sentimento. O que basicamente interessa é esclarecer o bem moral e suas configurações, e os muitos sistemas éticos pretendem encontrar respostas para questões desse tipo. Isso significa que aquelas ideias de caráter moral que conservam uma base filosófica, são aprofundadas em seus fundamentos e não tomadas como simplesmente dadas. Assim, podemos dizer que elas são filosoficamente justificadas.

Agir humano: Aristóteles forma as suas compreensões naquilo que chamamos de deliberação, um elemento fundamental da ação a fim de que ela se vire uma reta ética. O objetivo do agir humano, segundo Aristóteles, é a felicidade (Eudaimonia). Este é o fim último, que é orientado pelo caráter, juntamente com a ação

Relacionados