Sel330 Lab 1 ACircuitos Magneticos 2014 V04

849 palavras 4 páginas
LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

PRÁTICA #1 - CIRCUITOS MAGNÉTICOS (2 aulas)

Professores: Eduardo Nobuhiro Asada, Elmer Pablo Tito Cari, José Carlos de Melo Vieira Junior, Luís Fernando Costa Alberto.

OBJETIVOS:
O principal objetivo desta prática é o estudo experimental de circuitos magnéticos. Espera-se que o estudante compreenda a curva de magnetização BxH de núcleos ferromagnéticos, verificando efeitos de saturação e histerese, visualize a não linearidade da corrente de excitação (magnetização) em corrente alternada, verifique o efeito do entreferro em circuitos magnéticos e aprenda a calcular forças em circuitos ferromagnéticos.

DISPOSITIVO EM ESTUDO

O dispositivo em estudo é um eletroímã com núcleo ferromagnético e duas bobinas, conforme mostrado na Figura 1.

Figura 1 - Eletroímã.

Dados Geométricos do Núcleo

Comprimento do núcleo de ferro lfe =
Secção transversal do núcleo A =
Número de espiras de cada bobina N =

Valores Nominais e Máximos
Bobinas em paralelo: a máxima corrente é 5,0 A.
Bobinas em série: a máxima corrente é 2,5 A.

PROBLEMA: Forças em circuitos magnéticos são muito utilizadas, por exemplo, para o acionamento de válvulas ou interruptores. O projeto destes dispositivos exige o dimensionamento dos circuitos elétricos e magnéticos para que uma força desejada seja aplicada à parte móvel do circuito. O problema a ser resolvido nesta prática de laboratório é um problema um pouco mais simples que o problema de projeto. Dado o circuito magnético da Figura 1, disponível no laboratório, estime, com base nas dimensões e dados do circuito magnético, a força exercida no braço móvel do aparato quando uma corrente contínua de 0,5 [A] circula em ambas bobinas e o entreferro, ou seja a distância entre o braço móvel e a parte fixa do aparato, é de 2 [mm]. Repita o cálculo para a corrente alternada. Meça a força com o dinamômetro para validar os cálculos. Repita o procedimento com outras distâncias no entreferro.

SUGESTÕES

Relacionados