Seiso - senso de limpeza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEISO
O seiso ou senso de limpeza consiste em eliminar a sujeira ou os objetos estranhos pra manter todo o ambiente de trabalho limpo. Também engloba manter os dados e as informações atualizadaspara garantir a correta tomada de decisões.
A ação mais importante não consiste na limpeza do local, mas sim em não sujá-lo. Para isso os focos de sujeira devem ser identificados e eliminados,bloqueados ou ao menos atenuados.

No laboratório de fundição é visível a presença de grande quantidade de sujeira. Poeira, areia, pedaços de madeira e restos de metais e escoria estão espalhados pelochão, nas mesas, nas estantes e nos equipamentos por todo o local, criando um ambiente desagradável que desestimula as pessoas que o utilizam, além de atrapalhar na realização das tarefas e passar umaimagem ruim para os visitantes. Alguns desses componentes ainda podem prejudicar a saúde das pessoas que utilizam o laboratório.
Para aplicar o senso de limpeza será necessário primeiro fazer alimpeza das mesas, estantes e equipamentos, e depois no chão, removendo a sujeira que está acumulada neles e colocando-a em lixeiras adequadas, separando materiais que ainda possam ser reaproveitados em umrecipiente separado.
Depois disso, é necessário fazer uma avaliação das atividades realizadas que geram mais sujeira, principalmente as atividades relacionadas com o manuseamento de areia, dasmatérias primas e dos resíduos gerados. As prioridades devem ser o chão próximo ao forno e aos locais onde são manuseados os moldes de areia e as mesas, locais onde é mais comum o acúmulo de sujeira. Tambémé importante manter as máquinas limpas, para não prejudicar o processo.
Depois nisso deve-se analisar os motivos que fazem com que as coisas fiquem sujas. No laboratório, essas causas são muitodiversas, mas algumas se sobressaem.
Primeiro devido a uma questão de falta de conscientização dos usuários; as pessoas chegam, encontram o laboratório sujo, utilizam-no e deixam-no sujo porque ele...
tracking img