Seis sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO AO SIX SIGMA
Em 15 de janeiro de 1987, a Motorola lançou seu programa de qualidade de longo prazo denominado “Programa de Qualidade Seis Sigma”, cujo objetivo era aproximar todas as áreas da empresa (serviços, produtos, processos e administração) ao padrão de zero defeito. Assim, esperava tornar-se capaz de enfrentar os concorrentes estrangeiros, que estavam produzindo produtos demelhor qualidade a um custo mais baixo. A empresa obteve ganhos de 2,2 bilhões de dólares com o programa e foi a partir da divulgação do seu sucesso, que outras empresas, como Asea Brown Boveri, AlliedSignal, General Electric e Sony, começaram adotar o Seis Sigma.
De acordo Werkema (2002, p.15-16) o Seis Sigma pode ser entendido de diversas formas:
- A meta Seis Sigma é chegar próximo ao padrãode zero defeito (3,4 defeitos para cada milhão de operações realizadas).
- Como escala, a quantidade de defeitos é traduzida em um número o qual quanto maior o valor, maior a qualidade.
- Como benchmark, é utilizado para comparar o nível de qualidade de produtos, operações e processos.
- Estatisticamente, serve para avaliar o desempenho de características críticas para a qualidade emrelação às especificações.
- Filosoficamente, significa buscar a melhoria contínua e a redução da variabilidade, para alcançar zero defeito.
- Como estratégia, baseia-se no relacionamento existente entre projeto, fabricação, qualidade final e entrega de um produto e a satisfação dos consumidores.
- Como visão, o Seis Sigma corresponde a tornar a empresa a melhor em seu ramo.
Abrantes (2001, p.162)se refere ao Seis Sigma da seguinte maneira:
"O programa Seis Sigma em verdade é muito mais do que um método de melhoria de qualidade e aumento de produtividade baseado na estatística. Ele em verdade causa uma verdadeira revolução e mudanças em toda a empresa, atingindo desde o topo da alta administração até a base. Mais do que quebrar paradigmas, ele mexe com mudanças de hábitos ecomportamentos, exigindo total comprometimento e não apenas ‘envolvimento’. Exatamente por isso é que se torna um desafio sua implantação."
BENEFÍCIOS DO SEIS SIGMA
Wilson-Perez (1999, p.161) coloca que adotar o Seis Sigma significa, para uma organização, oferecer produtos de excelente qualidade, ao mesmo tempo em que elimina todas as ineficiências internas. Em processos de fabricação, Seis Sigmasignifica não somente oferecer um produto sem defeitos, mas também oferecer produtos de excelente qualidade e aumentar a produtividade, mantendo um rendimento do processo de 99,9999998%, taxas de defeituosos abaixo de 0,002 ppm (parte por milão) e praticamente erradicando defeitos, reparos no produto e sucata.
Eckes (2001, p. 81) destaca que o Seis Sigma proporciona a tomada de decisão com base em fatose dados ao invés da intuição, uma vez que as variáveis do processo passam a ser mapeadas e mensuradas.
Outras características benéficas de processos Seis Sigma são:
- Processos são simplificados, reduzindo o número de passos e tornando-os mais rápidos e eficientes;
- Ciclos de processos são otimizados, reduzindo a possibilidade de geração de defeitos e de oportunidades de erros;
- Aprodutividade e a lucratividade aumentam, uma vez que defeitos, falhas ou erros aumentam os custos, tornam os produtos mais caros e deixam os clientes insatisfeitos.
ONDE O SEIS SIGMA PODE SER APLICADO
O Seis Sigma pode ser aplicado tanto em processos de fabricação quanto em processos administrativos, tanto em produtos quanto em serviços.
De maneira similar, Perez-Wilson (1999, p.166-167) coloca queo Seis Sigma pode ser aplicado em cada parte do negócio, contanto que esta parte seja vista como um sistema (constituído por várias etapas) e tratada como um processo (possuindo entradas e saídas). O autor explica que um processo técnico, como um processo de fabricação, gera na saída um produto, cujo fluxo é muito visível e tangível. Por outro lado, um processo não técnico é muito difícil de...
tracking img