Seis sigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

____________________________________________________________

__________

Gestão de Qualidade

DOURADOS / MS

2011

[pic] FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

____________________________________________________________

__________

Angelo Luchini Euzebio RA: 1189423965

Donaria Antunes RA:08159

Gislaine de Oliveira Lima RA: 07154

Jane Mara de Oliveira Brizola RA: 08085

Heliton Ziroldo Trevisan RA: 07326

Larissa Lacerda Matos Mascarenhas RA: 06221

Simone Camata RA: 07175

Gestão de Qualidade

DOURADOS / MS

2011

ÍNDICE

Introdução 4
O que é Sigma 7
A História doSeis Sigma 7
O que é Seis Sigma 8
Metodologia 10
Aplicabilidade 11
Conclusão 18
Bibliografia 19

INTRODUÇÃO

No mercado econômico atual, as empresas enfrentam situações que lhes parecem inusitadas, diante destas situações algumas empresas não sabem como agir e acabam se acostumando com a situação, mas não se acostumam de forma correta, elas se acomodam ficando a mercê dopercurso do mercado.
A metodologia Seis Sigmas busca solucionar os problemas que surgem na empresa, ela é alimentada por índices que são analisados nos processos existentes na empresa.
No presente trabalho trataremos de todo o percurso que fez com que a metodologia fosse adaptada para a rotina dos empreendimentos.

O QUE É SIGMA?

Sigma é uma letra grega (σ) usada naEstatística para representar o desvio-padrão de uma distribuição. O valor de sigma é desconhecido, pois as letras gregas são utilizadas na estatística para mensurar parâmetros que são desconhecidos.
Sendo assim, sigma é uma medida da quantidade de variável que existe quando analisamos uma situação. Com os produtos são várias características significativas ou que importam para a qualidade.[pic] [pic] [pic]
Figura 1 - Sigma Figura 2 - Sigma Figura 3 - Sigma

Nas figuras 1, 2 e 3 visualizamos os diferentes símbolos que expressas o Sigma.

A HISTÓRIA DO SEIS SIGMA

A primeira empresa a utilizar o método foi a Motorola, liderada por Bill Smithno ano de 1986. Naquela época era considerada como uma forma de medir defeitos para melhorar a qualidade. Segundo Souza (2008) o programa foi elaborado com o severo desafio do “desempenho livre de defeitos”, e tinha como principais objetivos o aprimoramento da confiabilidade do produto final e a redução de sucata.
Com este objetivo de reduzir os defeitos ela conseguiu um nívelmarcante, o de 3,4 defeitos por milhão de produtos/oportunidades, e para a Motorola ela rendeu mais de 17 bilhões de dólares em economias com a utilização da ferramenta.
Conforme observa Trad (2009) a Motorola recebeu o Prêmio Malcolm Baldridge em 1988, o que divulgou o Seis Sigma como fator de sucesso em eficiência operacional: a partir de então, inúmeras outras empresas se interessaram poressa iniciativa, dentre as empresas interessada, destacaremos a General Eletric, que em 1995 iniciou a mudança de rumo da sua metodologia de trabalho, e por conseqüência, obteve o maior faturamento da história da empresa, e em 1997, quando alcançou este grande feito, não mediu esforços para ressaltar o mérito da ferramenta Seis Sigma.
Segundo Souza (2008) quando falamos em Seis Sigma,referimo-nos a redução na variação do resultado entregue aos clientes a uma taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição. Os resultados financeiros são conseqüências dos resultados no processo pela abordagem Seis Sigma. Estima-se que a média das industrias americanas operam em um nível de qualidade de 3 a 4 sigma, e que isso custa em torno de 10% a 15% de seu faturamento em desperdícios...
tracking img