Seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera – Unidade Campo Limpo - SP

Trabalho sobre Seis Sigma













01 de Outubro / 2012

Introdução –

Este Manuscrito nos leva ao conhecimento de um método desenvolvido na década de 80 por Joseph Juran, chamado de Seis Sigma/Six Sigma, usado estrategicamente para aumento de lucro e produtividade industrial. Composto por algumas ferramentas de estatísticase processos de Gestão industriais, os Seis Sigma é um processo que vem crescendo no século XXI e que vem sendo aplicado por muitas empresas.
Aplicado pela Motorola nos anos 80, com o objetivo de redução de falhas, aumento na lucratividade e principalmente por questão de sobrevivência, quando aplicado a Motorola teve resultados positivos, com base em benchmarking o Presidente da GeneralEletronics ( GE ) John Ewlch, aplicou na sua empresa e foi o melhor resultado que esse processo de melhoria empresarial apresentou deste do seu inicio até os dias hoje.
Esse período de adaptação de processos gerenciais e de melhoria nas empresas ocorre já uns 20 anos no mercado, conhecido como “ Revolução da Qualidade “, e empresas aprenderam a conviver com esses termos como : Total Quality Management (TQM ), Melhoria Contínua, Just In Time ( JIT ), Kaizen, 5 s entre outros processos.
Através do método DMAIC entre outros processos do 6 Sigma/Six Sigma mostraremos como este processo gerencial pode ser útil na sua Empresa.





FERRAMENTAS UTILIZADAS NO 6 SIGMAS
Quality Function Deployment (QFD)– é utilizado para entender os pedidos dos consumidores. Basicamente, o QFD identifica os pedidosdo consumidor e os avalia em uma escala numérica, com números mais altos correspondendo aos pedidos essenciais e números mais baixos correspondendo aos bons de ter na empresa. Então, várias opções de design são listadas e avaliadas em suas habilidades de atender as necessidades do consumidor. Cada opção de design vale um ponto e aquelas com altas pontuações se tornam soluções preferenciais.
QFDé uma técnica que pode ser empregada durante todo o processo de desenvolvimento de produto e que tem por objetivo auxiliar o setor de desenvolvimento a acrescentar no projeto as reais necessidades do cliente. Utiliza-se um conjunto de matrizes e realiza clientes e realiza-se um processo de “desdobramento” transformando-os em especificações técnicas do produto. As matrizes servem de suporte para ogrupo orientando o trabalho, registrando as discussões, permitindo a análise e priorização de

requisitos e características e, ao final, será uma importante fonte de informações para a execução de todo o projeto. 
Neste trabalho com as matrizes realiza-se algumas operações básicas de extração, relação e conversão, onde:
A extração é o processo de criar uma tabela a partir de outra, ou seja, deutilizar os elementos de uma tabela como referência para se obter os elementos de outra tabela.
A relação é o processo de identificar a intensidade do relacionamento entre os dados das duas tabelas que compõem a matriz.
A conversão é o processo de quantificar a importância relativa dos dados de uma tabela em função da intensidade da relação destes com os dados da outra tabela. Nesse processo étambém considerada a importância relativa dos dados que compõem a tabela que será convertida.
Definição e Princípios: Segundo AKAO (1990), QFD é a conversão dos requisitos do cliente consumidor em características de qualidade do produto e o desenvolvimento da qualidade de projeto para o produto acabado através de desdobramentos sistemáticos das relações entre os requisitos do consumidor e ascaracterísticas do produto. Esses desdobramentos iniciam-se com cada mecanismo e se estendem para cada componente ou processo. A qualidade total do produto será formada através desta rede de relações. 
A casa da qualidade   é certamente a mais importante das matrizes do QFD. Isto porque todas as versões a incluem sempre como a primeira casa, como o primeiro desdobramento. Ela é a matriz que auxilia...
tracking img