Seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Qualidade e produtividade, sempre foram preocupação dos setores produtivos. A qualidade passou por diferentes mudanças ao longo do tempo, sendo até hoje fator chave de sucesso para as empresas.
O resultado ou conseqüência da boa qualidade de um produto ou processo, pode ser analisada com o aumento do lucro, fidelidade dos clientes, redução de desperdícios e erros deprocesso entre outros.
O programa de melhoria Seis Sigma age diretamente neste contexto, ajudando muitas empresas a reduzirem drasticamente seus custos por falhas de processo, elevando significativamente a satisfação dos clientes e aumentando dessa forma seu lucro operacional.


Planejamento da Qualidade Total


O planejamento da qualidade se torna importante por uma série defatores. Podemos dizer que as características dos produtos e os índices de falhas são determinados, em sua maioria, durante o planejamento para a qualidade. Também se percebe que grande parte do que é feito no presente consiste em repetir trabalhos anteriores. Dessa forma, a etapa de planejamento, como antecessora das etapas de execução de um projeto, deve receber a máxima atenção e dedicação.Segundo Juran (1993), a alta qualidade é obtida quando as características do produto são as melhores, quando atendem às necessidades dos clientes e quando há ausência de deficiências. A palavra qualidade tem dois significados principais: as características de produto que respondem às necessidades dos clientes e ausência de deficiências. Um termo genérico para cobrir os dois significados é adequação aouso.
Planejar a qualidade significa conhecer acima de tudo o que o cliente deseja, seus anseios e necessidades, e conseguir traduzi-los em características mensuráveis para poder gerenciá-los de maneira eficaz. O planejamento da qualidade envolve estabelecer metas de qualidade, identificar os clientes, determinar suas necessidades, desenvolver características dos produtos que atendam àsnecessidades dos clientes, desenvolver processos que sejam capazes de produzir as características do produto, estabelecer controles de processos e transferir os planos resultantes para as forças operacionais (JURAN, 1997).
 O processo de controle da qualidade ocorre durante todo o projeto e envolve o monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo comos padrões relevantes de qualidade e a identificação de maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios. As entradas para esse processo incluem o plano de gerenciamento da qualidade, as métricas da qualidade, as listas de verificação da qualidade, os ativos de processos organizacionais, as informações sobre o desempenho do trabalho, as solicitações de mudanças implementadas e asentregas de produtos.
 De acordo com Juran 1993, o planejamento da qualidade é atividade de desenvolvimento dos produtos e processos exigidos para a satisfação das necessidades dos clientes. Ela envolve uma série de passos universais, que podem ser resumidos da seguinte forma:
✓ Estabelecer metas de qualidade.
✓ Identificar os clientes, aqueles que serão impactados pelos esforços. Parase alcançar as metas.
✓ Determinar as necessidades dos clientes.
✓ Desenvolver características do produto que atendam às necessidades  dos clientes.


Metodologia de Qualidade Seis Sigma


O Seis Sigma é um programa de melhoria contínua desenvolvido pela Motorola durante os anos 80 que tem por objetivo reduzir desperdícios com a não qualidade e consequentemente reduzircustos e aumentar o atendimento aos requisitos dos clientes. Mikel Harry e Richard Schroeder definiram o seis sigma como sendo "Um processo de negócio que permite que as empresas melhorem drasticamente suas atividades de forma a reduzir desperdícios ao mesmo tempo em que aumenta a satisfação dos clientes."
Seis Sigma é tecnicamente um dos processos de Gerenciamento da Qualidade Total, TQM. O uso...
tracking img