Seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Cada vez mais as empresas vêem buscam métodos de aprimorarem seus produtos e serviços para se manterem competitivos no mercado, que por sua vez também está cada vez mais competitivo e inovador.
Esse trabalho tem como objetivo apresentar um dos métodos que surgiu em 1897, explicando o processo dos Seis sigma, fazendo relação entre o processo Seis Sigma e BSC com a Gestão daQualidade e dando exemplo que casos que obtiveram sucesso através dessas duas metodologias.

SEIS SIGMA

Seis Sigma é uma metodologia estruturada que incrementa a qualidade dos processos e o alinhamento com as estratégias empresariais, proporcionando altos ganhos financeiros para quem o utiliza.
O inicio da utilização da estratégia de Seis Sigma foi em 1987 na Motorola, com o desafio de melhorar 10vezes os indicadores de desempenho da empresa em 5 anos, logo foi adotada por Jack Welch em 1995, quando dirigia a GE.
Seus benefícios além da diminuição de custos, são: aumento de da qualidade de produtos e serviços, eliminação das atividades que não agreram valores etc.
Para ser implantada, metodologia dos Seis Sigma consiste em cinco fase ( D-M-A-I-C): Defini/Definir, Measure/Medir,Analyze/Analisar, Improve/Melhorar e Control/Controlar.
O que determina o sucesso da implementação dos Seis Sigma é o conceito entre os especialistas da área que não existe apenas um mas vários fatores que podem definir o sucesso ou fracasso quando trabalhamos com seis sigmas, sendo algum desses: cultura da empresa, conhecimento e comprometimento dos administradores sobre o programa, recrutamento depessoas certas entre outras.
Para a aplicação de sua metodologia existem também alguns elementos básicos dentro da organização: Líder ( mais alta posição), Frente Gerencial ( indicam caminhos para a mudança necessária), Frente Técnica ( gerente de projetos), Black –Belt (desenvolvimento de projetos),Green Belt ( líder da equipe durante implementação de um projeto), Membros da Equipe Seis Sigmas (conhecedores do processo), Patrocinador ( responsável pela área mais beneficiada, não participa 100% mas tem importante função) e Equipe Seis Sigmas ( 6 ou 7 elementos com conhecimento profundo do processo a ser melhorado).
O Seis Sigma contempla características de outros modelos de qualidade, tais como :
• Ênfase no controle da qualidade;
• Análise e solução de problemas usando os recusosdisponiveis de uma forma correta;
• Uso sistemático de ferramentas estatísticas;
• Utilização do DMAIC (define-measure-analyse-improve-control: definir, medir, analisar, melhorar, controlar) e do PDCA (plan-do-check-act: planejar, executar, verificar, agir);
COMO AS FERRAMENTAS DA GESTÃO BSC E SEIS SIGMAS ESTÃO RELACIONMADAS A GESTAO DA QUALIDADE
O controle estatístico da qualidade originou-se nadécada de 80, no setor comercial, anos mais tarde surgiu a metodologia do Seis Sigma. A filosofia dos Seis Sigma enfatiza um controle estatístico de qualidade que tenta definir padrões de excelência operacional.
O Seis Sigma e a Gestão da Qualidade se apóiam em ferramentas comuns, mas as estratégias são diferentes.
Na Gestão da Qualidade, almeja-se estar sempre a frente, sendo assim, quando sealcança certo patamar, busca-se outro mais adiante, assim sucessivamente. No Seis Sigma busca-se a perfeição na resolução dos projetos , com alvos definidos, sabendo assim quando se chega no objetivo.
Também na década de 80, algumas empresas passaram a adotar oBSC – Balanced Scorecard, buscando resolver problemas que a Gestão da Qualidade não resolvia, sendo assim há entre eles grande viabilidadede integração.
Segundo estudo realizado no Caesar Park Hotel Fortaleza (CPHF), empresa que vêm adotando com sucesso os dois modelos é possível integrar os princípios da GQT com os do BSC, à medida que os fundamentos de ambos se complementam, sendo assim a utilização conjunta das ferramentas propicia melhor gerenciamento da estratégia da organização.

UM CASO DE SUCESSO
Os Seis Sigma...
tracking img