Seis sigma e como as ferramentas de gestão bsc e seis sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA EDUCACIONAL
ATIVIDADES COLABORATIVAS (EAD)


SILMARA VIEIRA DA SILVA - RA: 4240834689







O PROCESSO DE SEIS SIGMA E COMO AS FERRAMENTAS DE GESTÃO BSC ESEIS SIGMA ESTÃO RELACIONADAS À GESTÃO ESTRATÉGICA E À GESTÃO PELA QUALIDADE.











SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
1. INTRODUÇÃO

Segundo Adrietta e Miguel (2002) a sobrevivênciadas empresas depende do crescimento dos negócios, que hoje é determinado principalmente pela satisfação dos clientes, governada pelo tripé qualidade, preço e serviços. Esses quesitos são possíveis pormeio da capabilidade do processo, que é limitado em grande parte por inúmeras variações. As limitações e variações dos processos conduzem freqüentemente ao aumento de defeitos, falhas, custos e temposde ciclos de produção. Com a finalidade de eliminar a variação, é necessário aplicar o conhecimento certo. Para isso, primeiramente, é de fundamental importância aprender os meios existentes paraaumentar a satisfação dos clientes, eliminar as variações dos processos e adquirir a excelência operacional. Portanto, tratar desse tema é de importância relevante, considerando a competitividade e asexigências que assolam as empresas na atualidade.
Uma metodologia que está se consolidando no mundo dos negócios e possibilitando grandes conquistas às empresas é o Seis Sigma, um método que seconcentra na diminuição ou eliminação da incidência de erros, defeitos e falhas em um processo. A metodologia Seis Sigma visa também reduzir a variabilidade do processo (SMITH; ADAMS, 2000).
BalancedScorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dosserviços e da infra-estrutura, baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à...
tracking img