Seis estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
empre ouvi falar em Jean Piaget ao longo de minha formação profissional como um grande colaborador da área da Educação, sendo o “criador” do Construtivismo. Depois, ouvi falar dele como Psicólogo efinalmente descobri que formou-se em Ciências Naturais, redirecionando-se posteriormente para a Psicologia e Filosofia. Mas a presente resenha refere-se ao seu livro “Seis Estudos da Psicologia”, que éum conjunto de suas conferências e artigos, tratando do desenvolvimento da inteligência infantil.
Seus estudo provocaram uma quebra de paradigmas nos antigos conceitos sobre aprendizagem e educaçãoem sua época, na medida em que preconizou o respeito à individualidade da criança, com uma proposta de ensino menos autoritário, respeitando as fases de desenvolvimento psicológico das crianças.Piaget explica que o conhecimento é construído de forma “contínua e progressiva, a partir da interação do indivíduo com o meio”. Demonstra que a criança constrói o seu conhecimento em cima de seusconhecimentos anteriores e que necessita interagir com o objeto de aprendizagem para realmente aprender sobre ele.

“O saber tem de ser construído e reconstruído a partir da ação da criança, da suaatividade, da sua interação consigo mesma, com o outro, com o meio, em situações concretas, pois conhecer não é apenas possuir uma cópia mental do objeto, mas modificá-lo, descobri-lo, inventá-lo,transformá-lo, compreendendo o processo de sua transformação.”(Almeida, 2011)

Resumidamente, Piaget identifica as seguintes principais etapas de desenvolvimento:
1.Dos dois aos sete anos – grandes mudançascom o início do domínio da linguagem, com três modificações gerais na conduta – socialização, pensamento e intuição e a interação destes fatores no seu desenvolvimento e com relação à afetividade.
2.Ainfância dos sete aos doze anos – novas formas de organização. Segue regras, pensa antes de agir, Entram as operações racionais.
3.Adolescência –fase que separa a infância da vida adulta. Crise...
tracking img