SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA - Jean Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA - Jean Piaget
O desenvolvimento mental da criança
O desenvolvimento psíquico começa quando nascemos e termina na idade adulta, ele orienta-se para um equilíbrio progressivo, ou seja, de um menor equilíbrio a um equilíbrio superior.
O desenvolvimento final do equilíbrio da mente é diferente do resultado final comparado ao desenvolvimento do corpo, pois este último émais estático e, sobretudo mais instável, logo que concluída a evolução ascendente, começa automaticamente uma revolução regressiva, conduzindo a velhice, já o fim do crescimento das funções superiores da inteligência não determina o começo de uma regressão, mas possivelmente haverá um progresso espiritual.
Por isso, na criança e no adolescente o desenvolvimento mental é visto como umaconstrução contínua, que se tornará mais sólida à medida que se acrescenta algo.
Em todos os níveis a inteligência procura compreender e explicar os problemas e as perguntas seja elas: afetivas, fisiológicas ou intelectuais. Porém, nossas explicações e interesses variam de um nível mental a outro, dependendo do grau de desenvolvimento intelectual.
As formas de organização da atividade mental, intelectualou afetiva, são variáveis, com suas duas dimensões: individual e social. Seis estágios do desenvolvimento marcam o aparecimento dessas estruturas, dos quais os três primeiros correspondem ao período da lactância, ou seja, antes do desenvolvimento da linguagem e do pensamento até aproximadamente os 2 anos; o 4º período marca a segunda parte da “primeira infância”, aproximadamente de dois a seteanos; o 5º estágio ocorre dos sete até os doze anos e por último a adolescência, são eles:
O 1º é o estágio dos reflexos, das tendências instintivas e das emoções. O 2º estágio é o dos hábitos motores e das ideias e conhecimento mais organizado e também dos sentimentos diferenciados. O 3º estágio é o da inteligência senso-motora ou prática (anterior à linguagem) e das fixações exteriores daafetividade.O 4º estágio é marcado pela inteligência intuitiva, dos sentimentos espontâneos e das relações sociais de submissão ao adulto.O 5º estágio se refere ao início da lógica e dos sentimentos morais e sociais.O 6º estágio é o formador da personalidade e da inserção afetiva e intelectual na sociedade dos adultos.
Cada estágio é caracterizado por estruturas novas. Assim, conforme se avança osestágios, as características ulteriores vão se subestruturando e formando uma maneira particular de equilíbrio sempre no sentido de uma equilibração mais completa.
Analisando os estágios podemos afirmar que todos os pensamentos e sentimentos correspondem a uma necessidade. A criança, por exemplo, só executa uma ação exterior ou interior quando impulsionada por um motivo, este por sua vez aparece com umanecessidade (manifestação de desequilíbrio, que se manifesta em nós quando nosso organismo físico ou mental foi modificado, por isso a necessidade de reajustá-lo). Essa ação só estará acabada no momento em que houver a satisfação da necessidade, consequentemente quando o equilíbrio estiver se restabelecido.
Por fim, o desenvolvimento mental aparecerá como uma adaptação mais precisa darealidade.
1. O recém-nascido e o lactante
Este período, do nascimento até a aquisição da linguagem, é marcado por um desenvolvimento mental extraordinário, porém muitas vezes não damos conta dá importância decisiva que este estágio desempenha na evolução psíquica da criança, pois essa percepção do mundo e os movimentos, não vem acompanhado da fala.
Nos recém-nascidos os reflexos como, por exemplo, osda sucção vão se aprimorando de acordo com o envolvimento deste bebe com o mundo exterior, muitas vezes quando ele não encontra o seio da mãe aprende por seus próprios meios a sugar o polegar, o bebe aprende a coordenar seus movimentos e nesta etapa sua assimilação mental passa a ser mais complexa, devido a sua integração nos hábitos e percepções organizadas.
Entre três e seis meses o...
tracking img