seila tudibom'

306 palavras 2 páginas
“[Filosofia] é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dospressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e práticas
(PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais)

A palavra filosofia e de origem gregaΦιλοσοφία. E composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais, lembrando que no grego o vocábulo “amor” possui cinco usos (Eros,Philia, Storge, Xenia e Ágape) 1 e Sophia quer dizer e dela vem a palavra sophos, sabio.
Filosofia – Filo (amigo) – Sofia (Sabedoria) Amigo da Sabedoria

Filosofia significa, portanto, amizade pelasabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo e aquele que ama a sabedoria e tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espirito da pessoa que ama, isto e, daquelaque deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Pitagoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem deseja-la ou ama-la,tornando-se filosofos. “Quem quiser ser filósofo necessitará infantilizar-se, transformar-se em menino”.
A filosofia e um modo de pensar, e uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto deconhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela e, antes de qualquer coisa, uma pratica de vida que procura pensar os acontecimentos alem de sua pura aparencia. Assim, ela pode sevoltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciencia, seus valores, seus metodos, seus mitos; pode pensar a religiao; pode pensar a arte; pode pensar o proprio homem em sua vida cotidiana. Ate mesmo umahistoria em quadrinhos ou uma cancao popular podem ser objeto da reflexao filosofica.
A filosofia parte do que existe, critica, coloca em duvida, faz perguntas importunas, abre a porta

Relacionados