Sei la

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia o texto abaixo:
Novas profissões têm mudado o mercado de trabalho. Gastronomia e moda, por exemplo, são carreiras novas que mudaram o conceito de roupas e comidas no Brasil. Se antes o queimportava era apenas matar a fome, hoje é quase imprescindível saber quem assina o prato do dia.
Porém, é preciso tomar cuidado com os modismos, avisam os especialistas. Se por um lado as novas carreirasatraem muitos candidatos, após um tempo, elas tendem a inchar o mercado e falta emprego.
O contrário também acontece. Nas décadas de 80 e 90, muita gente deixou de fazer engenharia com medo de ficardesempregado; hoje, as empresas correm atrás dos engenheiros com ofertas de salários generosas. Para Karin Pardi, especialista em carreiras, depois de um tempo, a profissão passou a ser muitovalorizada exatamente pela falta de mão de obra.
Se tiver vocação para carreiras mais tradicionais, como medicina e direito, nunca fuja do mercado tradicional. Sempre haverá espaço, dizem os especialistas.Disponível em: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/novas-profissoes-ampliam-o-mercado-de-trabalho-20110202.html, acesso em 13/03/11
Leia as afirmativas abaixo, retiradas dadiscussão proposta pelo capítulo, e escolha aquela que melhor expressa a idéia do texto.
Escolher uma resposta.

a. As novas ocupações, como Psicólogo de Animais e Corretores de Cabelo sãopossibilidades de geração de renda de uma maneira pouco comum.

b. A escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais deve levar em conta os resultados de uma auto avaliação criteriosa.c. O termo “profissional sustentável” é recente e para os especialistas é alguém que pratica a responsabilidade social em sua rotina cotidiana.

d. Há uma tendência no mercado de trabalho paraque as carreiras tradicionais voltem a oferecer maior número maior de vagas e salários generosos.

e. Segundo especialistas, alguns dos elementos da empregabilidade são: motivação, autoconfiança...
tracking img