Sei la

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As primeiras civilizações americanas
“Antes de Colombo sonhar com a existência  da América, esta já tinha seus próprios habitantes. Em fins do século XV, havia no continente americano, de norte a sul, pelo menos 3 mil nações indígenas.”
Algumas delas foram : os maias, os astecas e os incas.


MAIAS


A civilização maia se desenvolveu na Península de Yucatán,na América central, região quehoje compreende o sul do México, a Guatemala e a própria Península de Yucatán. Fatores históricos mostraram que desde 900 a.C, os maias já estavam habitando esta região. Seu apogeu foi no século VII.


Na política, os maias estavam organizados em cidades – estados. As mais importantes foram:Palenque, Tikal  e Copán.


A economia baseava-se na agricultura , destacando-se a cultura do milho,que por sinal era até mesmo considerado sagrado. Também tinha o cultivo do feijão e da batata-doce. As práticas agrícolas eram rudimentares, pois eles não conheciam o uso do ferro, da roda, do arado e do transporte realizado por animais. Eles utilizavam instrumentos simples e a prática da queimada para limpar o terreno.


A sociedade era controlada por sacerdotes. A maior parte da população erade trabalhadores agrícolas, os mazehualab. No governo havia o monarca, com vários auxiliares nas funções religiosas, administrativas e militares. A monarquia era hereditária e bem fundada na religião.


Na religião,os maias acreditavam que a vida era dirigida pelos deuses. Por isso eles construíram grandes templos , pirâmides e observatórios para a astronomia, a maior parte dos deuses eramrepresentados Por elementos da natureza. Acreditavam num deus maior e criador de todas as coisas, chamado Hunab.
Na cultura, eles criaram um calendário preciso, de 365 dias, dividido em 18 meses de 20 dias, que acrescentava mais 5 dias  para completar o ciclo solar. Na matemática, criaram um símbolo para o zero. Criaram um sistema de escrita hieroglífica, com sinais pictográficos e símbolos querepresentavam as sílabas; desenvolveram a pintura mural e a arte cerâmica. Podiam prever eclipses e observar os movimentos dos astros, visto que tinham amplo conhecimento na astronomia.


No século IX d.C, as cidades ao norte da Península de Yucatán, continuaram progredindo até a chegada dos espanhóis.
INCAS


A civilização inca foi a mais destacada e a mais importante de todas as civilizaçõesda região Andina central. Ocupou a região que hoje equivale à Bolívia, ao Peru, ao equador, uma parte do Chile indo até a Argentina , abrangendo do Andes até a região litorânea, com uma extensão aproximada de 4500 quilômetros. Seu surgimento por volta do século XII, foi através da reunião de povos na região peruana de Cuzco. E continuou até a invasão espanhola, em 1531.


A princípio, tiveram dedisputar com os povos vizinhos o controle da região.


Nesse período o clima de guerra era constante. Só depois que o imperador conseguiu impor seu poder. O imperador, tinha também poderes religiosos e por isso era visto como um semideus e incluído na adoração de seus súditos. Era assim considerado “filho do sol”, o principal deus dos incas.


Um ponto interessante é que o motivo daexpansão inca a bem dizer foi o mesmo que os colonizadores usaram: levar uma cultura mais avançada e sofisticada a um povo considerado selvagem!


Para manter o controle em seu vasto império, foi desenvolvida uma rede de estradas e postos de informações percorridos pelos mensageiros, que serviam como elo de comunicação entre várias partes do império.


Na sociedade o sistema era de maneira familiar,ou seja, cada família recebia um lote de terra para cultivar . também tinham que trabalhar nas terras do  kuraka, o chefe da comunidade. Essa forma de serviço era denominada mita.


As comunidades agrícolas eram  a base do império inca. O imperador também era chamado de Inca, era ajudado pelos Kurakas na administração de seu império.


Na morte de um imperador , seus nobres disputavam...
tracking img