Seguros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo em vista tal contexto é que nos questionamos se existe ética quando situacional, pois é um costume de alguns empresários agirem com ética entre parceiros, mas nunca entre concorrentes, pois encaram os concorrentes como adversários. Existe uma concorrência saudável dentro desse contexto? Como podemos manter a ética entre os concorrentes?

1. ÉTICA PROFISSIONAL

Tendo em vista que a éticaestuda a moral onde a primeira é oriunda do caráter, podemos nos ariscar a dizer que os códigos de ética de profissão são na verdade códigos de moral. Contudo, devemos refletir sobre a ética como formação de caráter e não como código, algo legalista, como exemplo podemos citar um almoxarife que verifica se há umidade no local destinado a colocar caixas de alimentos, ou o engenheiro que utiliza omaterial mais indicado para uma construção. Já vindo para o contexto do mercado de corretagem de seguros, podemos exemplificar um corretor que age de forma ética com seu produtor ou seu parceiro em uma loja de automóveis, mais não age de forma ética, ou seja, difama, deprecia o serviço do colega ou empresário concorrente do mesmo seguimento.
Na verdade, devemos nos perguntar se estou fazendoalgo certo porque tem pessoa me olhando, ou faço certo por motivos intrínsecos, ora inerentes ao meu caráter, onde aqui podemos chamar de ética.


2. A COMPETITIVIDADE NAS NEGOCIAÇÕES DE CORRETAGEM

Não se deve confundir um profissional competitivo ambicioso com um que se diz profissional competitivo ganancioso, pois o segundo costuma fazer tudo para alcançar seus objetivos e o outro quer alçarmais por meio de relações duradouras, seja com o cliente ou com um concorrente.
Baseado neste contexto é que toda a profissão tem um código de ética.
O código de ética do corretor surgiu em fevereiro de 2008, com o ato CNSP 11 de abril de 2008. Se observarmos o que diz o Art. 40 deste código, observaremos os princípios éticos para as relações com a concorrência, Vejamos:
“Art. 40 O Corretor ea corretora devem desenvolver suas atividades profissionais norteados pelos princípios da concorrência leal e honesta, observando escritamente o seguinte:
I – abster-se de formular juízo depreciativo e de fazer comentários que possam desprestigiar ou prejudicar outros profissionais;
II – recusar intermediação que já esteja entregue a outro corretor ou corretora, a não ser que haja anuência dosegurado e respeitada à legislação pertinente.
III – respeitar as parcerias associativas quando houver co-corretagem;
IV – Solicitar participação do Sindicato do Corretores de Seguros, da respectiva base territorial, quando houver controvérsia ou litígio com o outro Corretor ou Corretora, utilizando a mediação, a conciliação ou arbitragem, como meio alternativo para solução de conflitos.” GrifoNosso

Podemos dizer que o item de inciso I, do Art. 40 é um dos mais infringido pelos maus profissionais, pois nem precisava ter código de ética especifico para dizer que isto é falta de ética universal. Podemos ainda afirmar que profissionais que utilizam desta prática não estão seguros de si e para obter uma pseudo-vantagem tem que depreciar outrem. Contudo o mesmo está depreciando a simesmo e a sua própria profissão.
Podemos dizer que esta pratica deve ser refletida por todos, pois alguns de nós com certeza já caímos algum dia neste contexto, seja como réu ou como vítima.
Contudo, há sim como um corretor ganhar uma venda agindo dentro da probidade e da boa fé, com o seu colega de profissão e não encarar como concorrente.
Alguns exemplos seria preliminarmente identificarmelhor as necessidades de seu cliente, personalizando assim a sua proposta na medida de sua real necessidade, destacando os pontos chaves que poderão gerar valor em sua mente, pois a atividade de corretor de seguro consiste em fazer com que realmente o cliente sinta-se seguro com o contrato por ele realizado, de um lado CIA seguradora e de outro segurado, o mesmo deve sentir que o valor do...
tracking img