Seguridade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A seguridade social é uma forma de reduzir a desigualdade social,a pobreza,e garantir a segurança e a igualdade do indivíduo em meio a sociedade,com direitos relacionados a saúde,previdência e aassistência social.
Conforme a constituição federal em seu artigo 196 a saúde é direito de todos e dever do Estado,sendo a saúde o segmento da seguridade social com maior abrangência,pois não restringenenhuma classe social e não exige contribuição aos necessitados.
A assistência social será prestada a pessoas que não conseguem manter suas próprias necessidades básicas ex:alimentos,roupas,abrigos ebenefícios em dinheiro,já a previdência social será prestada apenas aos trabalhadores e seus dependentes em estado de invalidez,idade doença ou óbito.
Os textos abordam a questão da seguridade socialcomo uma conquista participação popular,alcançada na constituição federal de 1988,esta tem por objetivo garantir os direitos aos cidadãos ,porém,segundo Mota na década de 80 devido a crise econômicaque assolou o pais,houve uma redução nas políticas publicas ,seguido de aumento de desemprego .
Nesse contexto que se desenvolveram os conceitos de vulnerabilidade social,pobreza e exclusãosocial,estas questões são frutos de uma correlação de forças entre capitalistas e trabalhadores ,expressam a desigualdade social e segundo a autora Yazbek a pobreza e a exclusão são resultantes da questãosocial,ou seja,são expressões da questão social.
O termo exclusão se expande por meio destas mudanças econômicas que se seguem no país,uma serie de características podem definir estes conceitos:a faltade saúde,falta de acesso a educação etc...Porem segundo o autor Jose Martins todos estão incluídos na política social,não existe exclusão ,mas sim uma inclusão precária,falando nesse assunto deinclusão precária,um outro fator importante é a vulnerabilidade social,destacada no texto da Dieese,que traz a questão do conceito de vulnerabilidade voltada as relações de trabalho,pois a crise econômica...
tracking img