Seguridade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seguridade Social
Existe no Brasil um sistema de proteção social destinado a proteger todos os cidadãos em todas as situações de necessidade, denominado Seguridade Social. Sua atuação, compostade benefícios e serviços, desenvolve-se por meio da saúde; assistência social e previdência social.
A Seguridade Social consiste justamente num pacto pelo qual os habitantes de diferentes classessociais de um país reconhecem na cidadania uma medida de igualdade, não apenas formal, mais substantiva, que a todos capacita o gozo do patrimônio comum a vida digna e civilizada.
Ao estado peloseu caráter de liderança pública compete ser o guardião dos direitos coletivos e também cabe ao estado administrar e organizar a Seguridade Social. E a responsabilidade por garantir a proteçãopreconizada não é somente do poder público mais também da sociedade.

Princípios Constitucionais da Seguridade Social
Conforme está descrito na constituição federal existe princípios que se dizrespeito à seguridade social estes que são:
A universalidade do atendimento que significa que a Seguridade Social deve proteger a todos os cidadãos e todas as situações de necessidades.
Não deve haverdiscriminação entre área urbana e rural, sendo garantidos os mesmos direitos e os mesmos benefícios, em forma e valor, conforme a necessidade.
Seletividade na prestação dos benefícios e serviços.Igualdade na forma de participação do custeio sendo que as contribuições devem respeitar a capacidade financeira de cada cidadão, ou seja, “quem ganha mais, paga mais, quem ganha menos, pagamenos”. Trata-se portanto de justiça na hora de contribuir.
Diversidade na base do financiamento: a Seguridade Social não é mantida apenas por uma fonte de receita, mais por diversas. O sistema éfinanciado pela União, pelas contribuições dos cidadãos, leilões de produtos apreendidos pela Receita Federal, dentre outras.
Caráter democrático e descentralizado da administração, com participação dos...
tracking img