seguridade social

Páginas: 14 (3383 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
SUMÁRIO

Introdução -----------------------------------------------------------------4
Objetivo Geral -------------------------------------------------------------5
Etapa 1 Síntese do texto: Princípios e objetivos da Seguridade Social a luz da Constituição Federal ------------------------------------------------6 e 7
Etapa 2 Síntese das Emendas Constitucionais 20/98 e 27/2000-------8 e9Etapa 3 Resenha Crítica sobre os textos: Concepção e Gestão da Política Social não contributiva no Brasil-----------------------------------------------10
Desafios do Sistema de Proteção Social----------------------------------------11
O Perfil do Assistente Social na Previdência Social----------------------12 e 13
Conclusão__________________________________________________14Referências__________________________________________________15









Introdução

O presente trabalho tem como objetivo explicar o que é a Política de Seguridade Social, e como o trabalho do Assistente Social dentro da Previdência Social, as Emendas Constitucionais e as alterações jurídicas que elas propõem.
Abordaremos aqui alguns dos direitos que propõe a Seguridade Social e como funcionam asPolíticas da Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde.
E para chegar as abordagens feitas nesse trabalho usamos como fonte de pesquisa o PLT –Contribuições para a Seguridade Social á luz da Constituição Federal de Fabiane Del Padre Tomé.
Falar de Assistência Social não é uma tarefa fácil, porque vários são os preconceitos e idéias equivocadas que ainda cercam essa matéria.
Embora esse tipode assistência seja um fenômeno tão antigo quanto a humanidade e esteja presente em todos os contextos sócio culturais, poucas ainda são as contribuições teóricas que ajudam a melhor precisá-lo do ponto de vista conceitual e político estratégico.
Isso significa que a Assistência Social tem sido sistematicamente negligenciada, não só como objeto de interesse científico mas como componenteintegral dos esquemas de Proteção Social Pública, que a partir dos anos 40, do século XX, expressam institucionalmente a articulação entre Estado e Sociedade.







Objetivo Geral
O objetivo desse trabalho é esclarecer:
Um pouco sobre a assistência social dentro da previdência social e como as políticas da seguridade funcionam que benefícios ela propõem e quando a pessoa tem o direito aobenefício, suas formas de contribuição.
Desta forma é colocada as emendas constitucionais e suas alterações, entender quais são os desafios diante a proteção social, e qual o papel do assistente social nos problemas que a vulnerabilidade social traz para a Seguridade Social.
Colocar a questão que os serviços prestados aos segurados da Previdência com a finalidade de esclarecer seus direitos sociais eos meios de exercê-los.Tem como prioridade além de facilitar o acesso aos serviços e benefícios previdenciários, estabelecer o processo de solução dos problemas sociais relacionados com a Previdência Social.













ETAPA 1
Síntese do texto Princípios e Objetivos da Seguridade Social á luz da Constituição Federal

O texto do autor Filipe de Filippo, retrata a importânciada Seguridade Social, e suas políticas criadas com objetivos de ajudar a população.
Nos propósitos de garantir o direito á Saúde, á Previdência e á Assistência Social, que relata que a Seguridade Social é um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinados a assegurar os direitos relativos á Saúde, a Seguridade Social e a Assistência Social.
Enquanto aPrevidência Social tem como sistema contributivo, onde para conseguir benefícios futuros e as pessoas terão que contribuir de forma direta a Previdência Social. Já a Saúde e a Assistência Social não é preciso a contribuição direta para que as pessoas possam ser atendidas, quando delas necessitarem, mais de forma indireta também contribuímos para que possamos desfrutar de nossos direitos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • seguridade social
  • seguridade social
  • Seguridade Social
  • Seguridade social
  • A SEGURIDADE SOCIAL
  • seguridade social
  • Seguridade social
  • A Seguridade Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!