seguridade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução -----------------------------------------------------------------4
Objetivo Geral -------------------------------------------------------------5
Etapa 1 Síntese do texto: Princípios e objetivos da Seguridade Social a luz da Constituição Federal ------------------------------------------------6 e 7
Etapa 2 Síntese das Emendas Constitucionais 20/98 e 27/2000-------8 e9Etapa 3 Resenha Crítica sobre os textos: Concepção e Gestão da Política Social não contributiva no Brasil-----------------------------------------------10
Desafios do Sistema de Proteção Social----------------------------------------11
O Perfil do Assistente Social na Previdência Social----------------------12 e 13
Conclusão__________________________________________________14Referências__________________________________________________15









Introdução

O presente trabalho tem como objetivo explicar o que é a Política de Seguridade Social, e como o trabalho do Assistente Social dentro da Previdência Social, as Emendas Constitucionais e as alterações jurídicas que elas propõem.
Abordaremos aqui alguns dos direitos que propõe a Seguridade Social e como funcionam asPolíticas da Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde.
E para chegar as abordagens feitas nesse trabalho usamos como fonte de pesquisa o PLT –Contribuições para a Seguridade Social á luz da Constituição Federal de Fabiane Del Padre Tomé.
Falar de Assistência Social não é uma tarefa fácil, porque vários são os preconceitos e idéias equivocadas que ainda cercam essa matéria.
Embora esse tipode assistência seja um fenômeno tão antigo quanto a humanidade e esteja presente em todos os contextos sócio culturais, poucas ainda são as contribuições teóricas que ajudam a melhor precisá-lo do ponto de vista conceitual e político estratégico.
Isso significa que a Assistência Social tem sido sistematicamente negligenciada, não só como objeto de interesse científico mas como componenteintegral dos esquemas de Proteção Social Pública, que a partir dos anos 40, do século XX, expressam institucionalmente a articulação entre Estado e Sociedade.







Objetivo Geral
O objetivo desse trabalho é esclarecer:
Um pouco sobre a assistência social dentro da previdência social e como as políticas da seguridade funcionam que benefícios ela propõem e quando a pessoa tem o direito aobenefício, suas formas de contribuição.
Desta forma é colocada as emendas constitucionais e suas alterações, entender quais são os desafios diante a proteção social, e qual o papel do assistente social nos problemas que a vulnerabilidade social traz para a Seguridade Social.
Colocar a questão que os serviços prestados aos segurados da Previdência com a finalidade de esclarecer seus direitos sociais eos meios de exercê-los.Tem como prioridade além de facilitar o acesso aos serviços e benefícios previdenciários, estabelecer o processo de solução dos problemas sociais relacionados com a Previdência Social.













ETAPA 1
Síntese do texto Princípios e Objetivos da Seguridade Social á luz da Constituição Federal

O texto do autor Filipe de Filippo, retrata a importânciada Seguridade Social, e suas políticas criadas com objetivos de ajudar a população.
Nos propósitos de garantir o direito á Saúde, á Previdência e á Assistência Social, que relata que a Seguridade Social é um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinados a assegurar os direitos relativos á Saúde, a Seguridade Social e a Assistência Social.
Enquanto aPrevidência Social tem como sistema contributivo, onde para conseguir benefícios futuros e as pessoas terão que contribuir de forma direta a Previdência Social. Já a Saúde e a Assistência Social não é preciso a contribuição direta para que as pessoas possam ser atendidas, quando delas necessitarem, mais de forma indireta também contribuímos para que possamos desfrutar de nossos direitos em...
tracking img