Segurança na internet - crimes sibernéticos

5162 palavras 21 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA EDSON ROBERTO BORTOLOTTO

SEGURANÇA NA INTERNET: CRIMES CIBERNÉTICOS NO BRASIL E SEU COMBATE

Palhoça 2011

EDSON ROBERTO BORTOLOTTO

SEGURANÇA NA INTERNET: CRIMES CIBERNÉTICOS NO BRASIL E SEU COMBATE

Relatório apresentado ao Curso GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.

Orientador: Prof. Horácio Dutra Mello.

Palhoça 2011 2

EDSON ROBERTO BORTOLOTTO

SEGURANÇA NA INTERNET: CRIMES CIBERNÉTICOS NO BRASIL E SEU COMBATE

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, 13 de maio de 2011.

Prof. e orientador Horácio Dutra Mello, Msc Universidade do Sul de Santa Catarina 3

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus que a cada dia me guia e mostra o caminho a seguir, aos meus pais que me deram a vida, orientação e valores morais, aos meus professores que pacientemente me ensinaram durante o curso, ao professor Horácio Mello pela sua dedicação a este trabalho. À minha esposa Fátima e aos meus filhos Murilo e Vinicius por compreenderem minhas ausências durante a jornada do curso universitário.

4

RESUMO

Segurança na Internet: Crimes Cibernéticos no Brasil e seu Combate. A expansão da internet no Brasil e no mundo abriram portas, quebraram barreiras, revolucionaram a maneira de comunicação e informação, mas também propiciou o surgimento de crimes virtuais das mais variadas maneiras. Neste sentido o Ministério Público Federal e Grupos de Combate aos Crimes Cibernéticos atuam na investigação e combate a estes tipos de crimes. Neste contexto este Grupo estabeleceu com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o Legislativo, a Polícia Federal, ONGs e o setor

Relacionados