SEGURANÇA EM COLHEITA FLORESTAL

4806 palavras 20 páginas
ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DE ACIDENTE NA ATIVIDADE DENOMINADA
“ÁRVORE DESLIZANTE” EM COLHEITA FLORESTAL SEMIMECANIZADA

RESUMO

Dados da Associação Mineira de Silvicultura (AMS, 2005) refletem que 40% do total de florestas de eucalipto se encontram no estado de Minas Gerais. Nesse contexto, pode-se avaliar que a atividade florestal é de grande importância para a economia do estado e possui grande representatividade no setor industrial brasileiro assim como é representativo também o número de acidentes no processo de colheita semimecanizada nesse setor silvicultural. O presente trabalho teve como objetivo analisar um acidente ocorrido na atividade denominada
“árvore deslizante” em colheita florestal semimecanizada ocorrido na região chamada de
Cocais das Estrelas, localizada no município de Coronel Fabriciano – Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa denominada exploratória por meio de um levantamento bibliográfico do assunto. Este estudo justifica-se, devido à grande quantidade de acidentes de trabalho relacionados a colheita florestal semimecanizada. Foi evidenciada através da analise que os principais motivos do acidente ocupacional estão ligados a falta de treinamento e procedimentos para a realização das atividades.

Palavras-Chave: Colheita Florestal. Acidentes de trabalho. Semimecanizada. Árvores
Deslizantes. Silvicultura.

1 INTRODUÇÃO

O homem sempre trabalhou, sendo assim desde os tempos remotos é possível encontrar referências a respeito de acidentes humanos ligados ao trabalho.
Os infortúnios ocupacionais são datados desde a época egípcia, porem a partir da revolução industrial é que as estatísticas de acidentes de trabalho foram crescendo de acordo em que as cidades se industrializavam.
Atualmente a Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2012) afirma que em média,
6300 pessoas morrem devido a acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho.
Anualmente, cerca de 317 milhões de pessoas sofrem acidentes de

Relacionados

  • As Crônicas de Gelo e Fogo
    246880 palavras | 988 páginas