Seguranca em rede de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atribuir Ips segundo o endereço Mac do computador.
Como DNS e DHCP Garantem segurança a partir da rede.
Três métodos de segurança na rede. ( firewall encriptação e ….)

Que tipo de criptografia a implementar tipo
Tipo de firewll físico ou lógico
Diferentes tipos de segurança numa rede investigar

REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS
                                                .                                                                            Editado por Raimundo G. Nóbrega Filho
  
3. COMUNICAÇÃO POR MEIO DE REDES
 
A palavra rede (network) tem várias definições. Aplicada aos computadores, rede é uma maneira de conectar computadores para que eles tenham consciência um do outro e possam juntar seus recursos.
Na área comercial, as redes revolucionaram o uso datecnologia dos computadores. Muitas empresas que costumavam depender de um sistema centralizado em um mainframe com uma série de terminais agora usam redes de computadores, em que cada empregado que precisa de um computador tem um em sua mesa. A tecnologia e a perícia dos computadores não estão mais centralizadas no mainframe de uma companhia e em seu departamento de sistemas e informações; elas estãodistribuídas por toda a organização, entre uma rede de computadores e usuários preparados.
 
3.1 Quatro Vantagens de Redes
 
Nas empresas, escolas e em muitos outros tipos de organização, as redes de computadores de todos os tipos oferecem tremendos benefícios. Quatro dos mais evidentes são:
 
* Permitir acesso simultâneo a programas e dados importantes.
* Permitir àspessoas compartilhar dispositivos periféricos.
* Facilitar o processo de realização de cópias de segurança (backup).
* Agilizar as comunicações pessoais com o correio eletrônico.
Vamos analisar cada uma dessas vantagens um pouco mais detalhadamente.
 
ACESSO SIMULTÂNEO É urn fato na computação comercial em que a maioria dos funcionários que trabalham em escritórios usa os mesmosprogramas. Com uma rede, as empresas podem economizar milhares de dólares comprando versões especiais para rede dos programas mais comumente usados, em vez de comprar cópias separadas para cada máquina. Quando os funcionários precisam usar um programa, eles simplesmente o carregam do dispositivo comum de armazenamento para seus próprios computadores. Como uma única cópia de rede do programa atendesimultaneamente às necessidades de um grande número de usuários, todos os funcionários economizam também o espaço de armazenamento que aquele programa ocuparia em um disco rígido local.
O mesmo vale para dados que vários funcionários precisam acessar ao mesmo tempo. Aqui entra a questão da integridade dos dados e não apenas do dinheiro. Se os funcionários mantêm cópias separadas dos dados em discosrígidos diferentes, isso dificulta sua atualização. Assim que uma alteração é feita em uma máquina, começa a haver discrepâncias e fica muito difícil saber qual dado está correto. Manter dados usados por mais de uma pessoa em um dispositivo de armazenamento compartilhado soluciona todo o problema.
DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS COMPARTILHADOS Talvez o maior incentivo para as pequenas empresas ligaremseus computadores em rede seja o compartilhamento dos dispositivos periféricos, especialmente aqueles de custo elevado, como as impressoras a laser e os scanners. Muitas impressoras a laser custam bem mais de 1.000 dólares, muito embora a maioria dos usuários só precise acessá-las ocasionalmente. Compartilhar um dispositivo como esse torna o custo muito mais justificável. Com uma rede, ocompartilhamento de equipamentos é facilitado.
CÓPIAS DE SEGURANÇA MAIS FÁCEIS Para as empresas, os dados podem ser extremamente valiosos, portanto é crucial assegurar que os funcionários nunca deixem de fazer cópias de segurança (backup) dos dados que utilizam. Uma maneira de abordar esse problema é manter todos os dados valiosos em um dispositivo de armazenamento compartilhado que os...
tracking img