Seguranca do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia Uma Visão Sistêmica Palestrante: Dr Paulo Zétola Zé Coordenador: Dr Francisco Vairo

O que é Ergonomia?
É o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência (A. WISNER, 1987).

“Ergon” Trabalho DIGNO

“Nomos” + Leis / RegrasÉ a técnica que tem como finalidade melhor “adaptar” os postos de trabalho às pessoas.

05/10/2007

PrevLine - Dr Paulo Zétola

2

Objetivos da Ergonomia
Dentre outros, podemos destacar os seguintes: • Preservar a saúde das pessoas. • Avaliar carga de trabalho física e mental. • Melhorar a performance do posto. Técnicas da Ergonomia

Concepção Correção Produto ConscientizaçãoParticipativa Macroergonomia
05/10/2007 PrevLine - Dr Paulo Zétola 3

Conceitos Técnicos da Ergonomia
Concepção
Quando as análises e considerações ergonômicas ocorrem desde a fase inicial do projeto (produto, máquina, ambiente...).

Correção
É aplicada em situações reais, para solucionar problemas que se refletem na segurança ou na saúde do trabalhador.

Produto
No desenvolvimento de novosprodutos que irão servir ao homem em busca do melhor conforto, segurança e design.

05/10/2007

PrevLine - Dr Paulo Zétola

4

K Kg

05/10/2007

PrevLine - Dr Paulo Zétola

Kg

Kg

5

Conceitos Técnicos da Ergonomia
Conscientização
Adotar ações por meio da comunicação e informação, treinamento e capacitação, medidas que permitam ao operador trabalhar de forma mais segura enatural.

Participação
Desenvolver programas que envolvam a participação e decisão de todos os trabalhadores da empresa com formação de grupos de trabalho específicos.

Macroergonomia
Implementar programas de gestão em ergonomia considerando os efeitos das transferências de tecnologias, a diversidade humana e as diferenças culturais e sociais.
05/10/2007 PrevLine - Dr Paulo Zétola 6 Décadas da evolução ergonômica
1950 – ergonomia militar 1960 – ergonomia industrial 1970 – ergonomia dos produtos de consumo 1980 – interação homem-computador e SW 1990 – ergonomia cognitiva e organizacional 2000 – ergonomia de mercado e comunicação global (Helander, 2001)
05/10/2007 PrevLine - Dr Paulo Zétola 7

Distribuição geográfica da Ergonomia
Na França se desenvolveu nos setores de pesquisae ensino público depois os setores industriais estatais ( Renault, Carvoarias da França) e setor privado. Na Inglaterra, no ensino e pesquisa depois em menor escala no setor público e fortaleceu-se na Higiene Industrial. Ocorreu o mesmo na Bélgica, Suíça, Holanda e nos países nórdicos, onde os centros de Ergonomia são numerosos e ativos. Os Estados Unidos se desenvolveu da tecnologia do homem notrabalho, corrente de pesquisa e aplicação - Human Engineering, com grandes progressos no âmbito militar e no espacial. Na Europa socialista implantou-se depois, mas com importante papel no estabelecimento dos conhecimentos e na aplicação de sistemas de avaliação e investigação ergonômica (OWAS).
05/10/2007 PrevLine - Dr Paulo Zétola 8

Revisão Científica da Ergonomia
A OSHA (2001) emitiu umPrograma Padrão de Ergonomia sobre o risco significativo da exposição aos fatores de risco na indústria; O programa tem critérios objetivos para identificar riscos de DORT e diretrizes de controle quando atinge nível requerido. Programa de ergonomia basicamente contém: informação e relatório dos riscos, análise e controle dos riscos, liderança da gerência e a participação de empregado, treinamento,administração dos casos de DORT e avaliação da evolução do programa. Gatilho de ações conforme graus de riscos encontrados (protocolo) para ativar o programa
05/10/2007 PrevLine - Dr Paulo Zétola 9

Revisão Científica da Ergonomia
OSHA estima que somente 16% das empresas americanas tem um programa efetivo de ergonomia Cada ano quase 600.000 DORT são graves para causar afastamento do...
tracking img