Segurança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GIO – Gestão das Informações Organizacionais – Exercícios - Capítulo 01

Estudo de caso.

António é administrador de carteiras de ações, trabalhando para um conjunto de clientes. Eleaplica o dinheiro dos clientes em ações e recebe deles em função dos resultados que obtiver. Quanto mais rentáveis forem suas operações melhor. Ao investir é ele quemdetermina quanto vai aplicar e em que ações vai aplicar, fazendo uso de um software que ele mesmo criou. O software 70% das vezes dá ordens corretas de operação, isto é:70% das vezes as ações são compradas a um preço e vendidas a um preço maior. Obviamente 30% das vezes ocorre o contrário. Mas António considera o software eficiente, pois o lucro das operações certasé bem superior ao prejuízo das erradas.

Certo dia ele comentou com a sua secretária que a ação Paranapanema, que ele tinha em carteira, iria cair. Ele tinha muita experiência com a açãoe conhecia bem quando ela iria subir ou cair. Mas era uma intuição, um feeling , uma percepção. A secretária respondeu:

Por que não vende, então?

O sistema não disse paravender.

Mas você não acha que a Paranapanema vai cair de preço?

Acho. Mas o software não me avisou que devo vender.

Mas você não acha que ela vai cair?Acho. Mas o sistema não deu a informação para vender a Paranapanema.

Não acredito no que estou ouvindo: se você acha que ela vai cair de preço, para que ficar esperando ordemdo sistema?

António não vendeu a Paranapenema. Esperou a ordem de venda do sistema - que veio três dias depois - quando a ação já tinha caído de R$12,10 para R$9,80.Considerando os conceitos da cultura da informação, comente a ação de António. Ele agiu certo? Deveria ter dado ouvidos à sua intuição?

De acordo com a explicação e material enviado, responda:

1) O...
tracking img