Segurança

Páginas: 7 (1610 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
SOLDAS E PROCEDIMENTOS

1) Soldagem a arco com eletrodo metálico coberto

2) Soldagem a arco sob gás co eletrodo de tungstênio (GTA)

3) Soldagem a arco gás com eletrodo metálico (GMA)

4) Soldagem a arco submerso (SAW)

5) Soldagem a arco de plasma

6) Soldagem a laser

7) Solda a resistência (solda a ponto)

8) Soldagem e corte a maçarico

9)Processos de escarfagem e corte (Biselaagem)

10) Brasagem

11) Soldagem em aço inoxidável

12) Solda com estanho

PERFIL A QUE OS SOLDADORES ESTÃO EXPOSTOS

1) Fumos Metálicos

2) Gases e vapores

3) Radiações

4) Riscos químicos

5) Riscos Físicos

6) Doenças ocupacionais

FUMOS METÁLICOS: - Os possíveis riscos a saúde causada por exposições a fumosmetálicos durante a soldagem a arco com eletrodo metálico coberto dependem, obviamente do metal que esta sendo soldado e da composição do eletrodo. O componente principal do fumo gerado por aço doce é oxido de ferro.

Os danos causados pela exposição ao fumo de oxido de ferro parecem ser limitados. A deposição de partícula de oxido de ferro no pulmão causa realmente uma pneumoconiosebenigna conhecida como siderose. Não há enfraquecimento funcional do pulmão, nem proliferação de tecido fibroso, em um estudo abrangente sobre dados conflitantes Stokinger (1984) concluiu que oxido de ferro não carcinogênico para o ser humano.

GASES E VAPORES: - A soldagem a arco com eletrodo metálico coberto tem o potencial de fixar o nitrogênio atmosférico na forma de oxido denitrogênio em temperaturas acima de 600º C. Concentrações não são um problema de soldagem em oficinas abertas. Não fora identificado em mais de 100 amostras de soldagem a arco com eletrodos metálico coberto, uma exposição ao dióxido de nitrogênio, maior que 0,5 ppm em uma larga variedade de condições de operações. O oxigênio é fixado também na forma de ozônio pelo arco, mais ainda assim não é umcontaminante significativo nas operações de soldagem a arco com eletrodo metálico coberto.

1) RADIAÇAO: - A radiação gerada pela soldagem a arco com eletrodo coberto cobre o espectro que vai desde a faixa IV-C de comprimento de ondas até a faixa UV-C. Até o momento não há nenhuma evidencia danos aos olhos causados por radiação IV proveniente da soldagem a arco, a condição conhecida com“areia no olho”, da soldagem a arco. A condição conhecida como “olho de arco”, “queimadura por luz” é causada pela exposição à radiação na faixa UV-B.

[pic]

2) Soldagem a arco sob gás co eletrodo de Tungstênio (GTA)
As concentrações de fumo de solda a arco sob gás com eletrodo de tungstênio são mais baixas do que na soldagem com vareta manual e do que na soldagem com eletrodometálico. Soldagem a arco sob gás com eletrodo de tungstênio de alta energia produz concentrações de dióxido de nitrogênio na posição do soldador, a concentração máxima anotada pelo autor é de 3,0ppm. O argônio produz maiores concentrações de dióxido do que o Helio.

3) Solda de arco submerso (SAW): - Como era de se esperar as concentrações de fumo de metal na solda de arco submerso são menores doque aquelas das soldas de arco coberto ou de gás devido ao fundente agir como cobertura, o arco é mantido só o fundente sem centelhas, fumaças ou chispas. Este método produz apenas 1/8 (um oitavo) de fumo em comparação com outros procedimentos. Uma analise do fumo da solda a arco submerso mostra concentrações significativas de dióxido de sílica, oxido de ferro, fluoreto e manganês.

4)Soldagem e corte a arco de plasma (PAW E PAC) – Os danos a saúde causada pela solda de plasma é semelhante a aqueles apresentados pela solda de arco sob gás com eletrodo de tungstênio, mas ela introduz alguns problemas novos. O espectro de UV oriundo a arco de plasma é muito mais intenso do que em outros sistemas de solda o arco com gás inerte. Isto resulta em exposição relevante da pele e dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança
  • Segurança
  • segurança
  • Segurança
  • SEGURANÇA
  • Segurança
  • Segurança
  • Segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!