Palavras chaves: Ergonomia. Empresa Frigorífica. Condições de Trabalho.

1. INTRODUÇÃO
A ergonomia, reconhecida inicialmente pelas melhorias das condições de trabalho, com propósito de eliminaros acidentes; trouxe contribuições significativas para a adequação do sistema técnico, propiciando vantagens econômicas e financeiras quando da introdução das novas tecnologias
O termo Ergonomiaderiva do grego: ERGON, que significa trabalho, e NOMOS, que significa Leis ou Regras, atribuindo-se a sua denominação a MURREL, um engenheiro Inglês, no ano de 1949, e foi inventada porque houvenecessidade de uma palavra que exprimisse o estudo cientifico do homem e do seu trabalho. (VERONESI, 2008)
Através da observação sistemática do ambiente de trabalho podemos descrever as característicasgerais do setor, bem como, as posturas envolvidas para realização das tarefas na pretensão de um diagnostico ergonômico. A partir de então buscar medidas ergonômicas de melhorias para o trabalho, comintuito de eliminar ou minimizar os riscos ergonômicos desencadeadores de sobrecarga biomecânica que conseqüentemente são geradores de distúrbios musculoesqueléticos.
Uma das maneiras de verificar ascaracterísticas de um objeto de trabalho ou objeto de pesquisa de uma área de conhecimento é mostrar de que forma, ele tem sido concebido, definido ou exercido dentro dos diferentes momentos da históriada área ou profissão.
Esta pesquisa constitui-se de um estudo sobre a ergonomia relacionada ao trabalho em um frigorifico de abate de aves, onde utilizamos das técnicas de pesquisa de campo comobjetivos de reconhecer as condições ergonômicas inadequadas e identificar as posturas de trabalho em sobrecarga funcional.
Sendo assim, para um nível maior de aprofundamento, entendimento e reflexãopara análises de ajustes ergonômicos e contribuição pela melhoria das condições de trabalho, o presente trabalho monográfico faz um breve histórico da ergonomia, delineando sucintamente, sobre como... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Segurança e ergonomia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-e-Ergonomia/53227.html

MLA

"Segurança e ergonomia" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-e-Ergonomia/53227.html>.

MLA 7

"Segurança e ergonomia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-e-Ergonomia/53227.html>.

CHICAGO

"Segurança e ergonomia." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-e-Ergonomia/53227.html.