Segurança publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O início do século XX é o cenário em que impera nas organizações de segurança pública, principalmente nas polícias, o modelo que depois passaria para a história denominada de polícia política (...) a fase denominada de polícia política foi substituída por volta de 1910 pelo que ficou conhecida como fase profissional. Com base nesta afirmação descreva quais as mudanças promovidas pelo períododenominado de reforma e em que estas têm influenciado em nossos dias nas ações de segurança pública? (2,0 pontos)

R: Fase da polícia profissional,duas grandes frentes foram atacadas para que houvesse a reforma.A primeira resultou numa estruturação organizacional dos órgãos de polícia, orientada pelos princípios da burocracia.Neles, profissionais de carreira ocupariam funções com atribuiçõespreviamente definidas por uma estrutura hierarquizada,na qual poderiam fazer progressão pelos critérios da antiguidade e do merecimento.Esse procedimento além de organizar a execução do serviço de segurança pública feita pelos policiais,ainda diminui a influência política,antes muito marcante e com efeitos tão nocivos para profissionais de segurança.A outra grande frente da reforma foi concentradasobre a capacitação técnica – profissional dos agentes de segurança principalmente no uso emergente rádio patrulhamento motorizado,como nova tecnologia de policiamento.No Brasil, um exame da questão da segurança pública revela que pelo menos desde meados dos anos 70,há um crescimento contínuo da criminalidade e da violência,principalmente nas regiões metropolitanas e periferias das grandes cidadesdo País,e que o sistema judiciário e,em particular, a polícia tem se mostrado ineficaz para o enfrentamento da questão.Neste cenário,um dos temas frequentemente levantados por estudiosos da área de segurança,por formuladores de políticas públicas,por autoridades de governo e pelos próprios policiais é a necessidade de profissionalizar a polícia brasileira como um recurso para capacitá-la para odesempenho mais eficiente,mais responsável e mais efetivo na condução da ordem e segurança públicas.O objetivo principal deste trabalho é analisar o modelo de polícia profissional presente no ensino e treinamento profissional desenvolvido nas academias de polícia,civil e militar,e suas consequências para a formação do futuro policial, com vistas ao desempenho das atividades policiais cotidianas.
2.O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)

R: Ordem Pública uma atividade destinada a manter a ordem social,referida ás pessoas,bens e instituições sociais em geral e a ordem jurídica,referida ao estados e suas instituições,podendo ser estendida como sendo uma situação de convivênciapacífica e harmoniosa da população,fundada nos princípios éticos vigentes na sociedade e refere –se á paz e á harmonia de convivência social,excluindo assim a violência e o terror.
Estar impressa na Constituição Federal Art.: 144 Da Segurança Pública é dever do Estado é direito e responsabilidade de todos,é exercida para responsabilidade da ordem pública e da incolumidade das pessoas e dopatrimônio.

Prevenção e Manutenção são mecanismos da ordem pública.
Manutenção: Poder de polícia por atuações que predomina o policiamento ostensivo visando prevenir,coibir eventos que alertam a ordem pública,os delitos reprimir eventos que violem a ordem pública para garantir a normalidade.
Preservação: Quando a restauração de ordem pública é seu objetivo defende- la,resguardá- La,conservá –la intactapreservação da ordem pública abrange as funções de polícia preventiva e a parte de polícia judiciária denominada de repressão imediata,pois é nela que ocorre a restauração da ordem pública.

Os órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área são: Polícia Federal,Polícia rodoviária Federal,Polícia Ferroviária Federal,Polícias Civis,Polícia Militares e Corpo...
tracking img