Conceito de Motivação
Compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos administradores e psicólogos. Várias pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos.Os fatores que levam uma pessoa a caminhar em determinada direção podem-lhe ser intrínsecos ou extrínsecos. Quandosão intrínsecos, há motivação; quando são extrínsecos, há apenas movimento. É fato que muitas vezes, uma pessoa sente-se levada a fazer algo para evitar uma punição ou para conquistar uma recompensa. Entretanto, em ambos os casos, a iniciativa para a realização da tarefa não partiu da própria pessoa, mas de um terceiro, que a estimulou de alguma forma para que ela se movimentasse em direção aoobjetivo pretendido. A pessoa não teria caminhado em direção ao objetivo caso não houvesse a punição ou a recompensa. As pessoas podem, também, agirem levadas por um impulso interno, por uma necessidade interior. Neste caso, existe vontade própria para alcançar o objetivo, existe motivação, que pode ser transformada em movimento permanente por meio da doutrinação. Aliás, é isso que as organizaçõesprodutivas buscam.Porém, na maioria das vezes, o que se vê é a aplicação de técnicas de estimulo ao movimento imediatista. O movimento é uma situação passageira. Só dura enquanto persistirem os estímulos que o geraram. Além disso, a eliminação dos estímulos normalmente provoca insatisfação e um comportamento indesejável. Conclui-se que motivação, nada mais é do que a predisposição do indivíduo oudo grupo para efetuar certas ações, buscando alcançar objetivo. Os motivos (necessidades ou desejos) são as forças que impelem o comportamento do indivíduo.
2. Tipos de Motivação
De um modo geral, as pessoas são levadas à ação pelos seguintes fatores:
2.1 Fatores externos: Um pai diz ao filho que ele precisa tirar boas notas na escola, um garoto faz algo que sua mãe mandou, um [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Segurança privada. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-Privada/456030.html

MLA

"Segurança privada" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-Privada/456030.html>.

MLA 7

"Segurança privada." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-Privada/456030.html>.

CHICAGO

"Segurança privada." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Seguran%C3%A7a-Privada/456030.html.