Segurança pessoal

Páginas: 9 (2143 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2011
INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o avanço do crescimento populacional trouxe em variados aspectos as necessidades no dia a dia a garantia da integridade da segurança física em relação aos aspectos econômicos, sociais, devido o aumento da criminalidade e a vulnerabilidade precária das estruturas apresentadas dos sistemas de segurança pública.

Em origem desses aspectos criou-se asegurança privada, entre suas atividades desenvolvidas consistem à segurança patrimonial, segurança dos transportes de valores, a vigilância, escolta armada e segurança pessoal ou segurança VIP (very important person ou pessoa muito importante).

Segurança Pessoal ou conhecida como Segurança vip, voltada exclusivamente para segurar a integridade física de dignitário em todos os lugares: Casa,trabalho, lazer, qualquer local, qualquer situações do VIP.

Contratado, geralmente, por pessoas de grande poder aquisitivo, como empresários, celebridades, políticos (possíveis alvos compensadores). Agindo-se por integridade a qualquer custo ate mesmo sacrificando a própria vida.

Por visar à integridade física do dignitário, o uso de arma de fogo passa ser utilizado em últimocaso. Sendo assim, a antecipação a possíveis incidentes, é imprescindível neste ramo de atividade.

Por este motivo, o profissional da área de Segurança Pessoal, dever ser um agente treinado e licenciado a exercer tal função e atender a todas as exigências da legislação e normas estabelecidas pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), que é o órgão responsável pro fiscalizar este setor.Segundo dados publicados pelo jornal Folha de São Paulo, em 22 de janeiro de 2002 “O medo de ser "a próxima vítima" fez a procura pelos serviços de segurança pessoal aumentar cerca de 30% de setembro de 2001 até o início deste ano no Estado de São Paulo, segundo empresas do setor, que movimentou, no ano passado R$ 7,8 bilhões no Brasil e R$ 1,8 bilhão em São Paulo.”

Apesar de setornar cada vez mais imprescindível o uso de segurança pessoal, principalmente por pessoas que compõe o grupo de “alvos compensadores”, o serviço está disponível para poucos, tendo em vista o custo do serviço, tornando-se exclusividade de uma pequena parcela da sociedade. Isso contribui para o crescimento clandestino, pessoas sem preparo que trabalham de forma ilegal, contratado muitas vezes porpessoas da classe média, que não disponibilizam, muitas vezes, de recursos para bancar um serviço deste tipo.

1. SEGURANÇA PESSOAL

Exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas.

2. REGULAMENTAÇÃO E REQUISITOS DE AUTORIZAÇÃO

O artigo 36 da Portaria 387/06 .......

Art. 36. O exercício da atividade de segurança pessoal dependerá deautorização prévia do DPF, mediante o preenchimento dos seguintes requisitos:

I - possuir autorização há pelo menos 01 (um) ano na atividade de vigilância patrimonial ou transporte de valores;

II - contratar, e manter sob contrato, o mínimo de 08 (oito) vigilantes com extensão em Segurança Pessoal e experiência mínima de um ano nas atividades de vigilância ou transporte de valores.1. Processo de autorização

O art. 37 e o 38 ....

Art. 37. O requerimento de autorização de funcionamento na atividade de segurança pessoal será dirigido ao Coordenador-Geral de Controle de Segurança Privada, anexando os seguintes documentos: (Texto alterado pela Portaria nº 515/2007-DG/DPF)

I – cópia ou certidão dos atos constitutivos e alterações posteriores,registrados na Junta Comercial ou Cartório de Pessoa Jurídica e minuta da alteração dos atos constitutivos da empresa quanto ao seu objeto social; (Texto alterado pela Portaria nº 515/2007-DG/DPF)

II -relação atualizada dos empregados, das armas, das munições e dos veículos utilizados;

III -comprovante da contratação de seguro de vida dos vigilantes;

IV -comprovante de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança pessoal
  • Segurança pessoal
  • Segurança pessoal
  • Segurança Pessoal
  • Segurança pessoal
  • Segurança pessoal
  • Segurança Pessoal
  • segurança pessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!